Qual a diferença entre figuras de pensamento e figuras de linguagem?

Perguntado por: rveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 16 votos

As Figuras de Pensamento fazem parte de um dos grupos das figuras de linguagem, ao lado das figuras de palavras, das figuras de sintaxe e das figuras de som. Utilizadas para produzir maior expressividade à comunicação, as figuras de pensamento trabalham com a combinação de ideias, pensamentos.

Figuras de pensamento são fenômenos linguísticos caracterizados por enunciados que apresentam termos ou expressões em sentido figurado, ou seja, conotativo. Porém, tal sentido é realizado no âmbito do pensamento, da ideia sugerida, após ser motivado pela linguagem.

As figuras de linguagem denominadas também de figuras de estilo são recursos que escritores utilizam para provocar efeito interpretativo do leitor. Esses artifícios usados na linguagem apresentam como aspecto a exposição de pensamentos que não abrangem o significado literal das palavras.

As figuras de pensamento geralmente possuem um sentido simbólico, conotativo. São elas: antítese, paradoxo, ironia, apóstrofe, personificação ou prosopopeia, eufemismo, gradação e hipérbole.

Elas podem ser classificadas como semânticas, de pensamento, de sintaxe ou de som. As figuras de linguagem são usos de palavras ou expressões com sentido conotativo. Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa.

Resumo das figuras de linguagem

  • metáfora.
  • comparação.
  • metonímia.
  • catacrese.
  • sinestesia.
  • perífrase ou antonomásia.

Tipos de Figuras de Linguagem
Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.

Uma das figuras de linguagem mais conhecidas, a metáfora é utilizada para fazer a comparação entre dois ou mais elementos sem utilizar termos que indiquem que uma comparação está sendo feita, deixando de forma implícita. Veja o exemplo abaixo: Carolina é um doce de pessoa.

O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete. Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível.

Figura de linguagem é um elemento que pode ser utilizado no texto para que ele se torne mais expressivo. Por esse motivo, elas também são chamadas de “figuras de estilo” ou “recursos estilísticos”, já que melhoram a comunicação e trazem novos sentidos para a mensagem a ser transmitida.

Formas planas são aquelas que possuem duas dimensões, como o triângulo e o quadrado. Polígonos são figuras planas fechadas por segmentos de reta. Não polígonos são figuras planas que não satisfazem a definição de polígono. Formas espaciais são aquelas que possuem três dimensões, como o cubo e o cone.