Qual a diferença entre comorbidade e Multimorbidade?
Multimorbidade foi definida como duas ou mais condições crônicas no mesmo indivíduo, por isso incluiu estudos em que os participantes tinham combinações de quaisquer condições, ou combinações mais comuns de determinadas condições pré-especificadas (comorbidade), por exemplo, hipertensão e doença cardiovascular.
Qual é a diferença entre morbidade e comorbidade
Com certeza você já ouviu falar do termo “comorbidade.” O termo comorbidade é formado pelo prefixo latino “cum”, que significa correlação, companhia, e pela palavra morbidade, originada de “morbus”, que designa estado patológico ou doença.
O que é multimorbidade
Chamamos de multimorbidade a presença de dois ou mais problemas de saúde em uma mesma pessoa. Esses problemas incluem condições físicas, como problema no coração, diabetes e problema de visão, e de saúde mental, como a depressão.
O que é a multimorbidade na saúde do idoso
INTRODUÇÃO: A ocorrência de multimorbidade, definida como a presença de duas ou mais condições crônicas de saúde no mesmo indivíduo, vem crescendo em diversos contextos sanitários, estando intimamente relacionada ao processo de envelhecimento da população em todo o mundo.
O que são comorbidades clínicas
Comorbidade é toda doença, condição ou estado físico e mental que, em razão da gravidade, pode potencializar os riscos à saúde caso o portador venha a se infectar com algum agente patogênico. Foi exatamente o caso do coronavírus, mas vale também para outros surtos ou epidemias.
Quais são as doenças que se encaixam na comorbidade
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar: cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária; Cardiopatia hipertensiva: cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo);
Quais são as doenças de morbidade
Indicadores de morbidade e fatores de risco
- D.1.1 Sarampo.
- D.1.2.Difteria.
- D.1.3 Coqueluche.
- D.1.4 Tétano neonatal.
- D.1.5 Demais tipos de tétano.
- D.1.6 Febre amarela.
- D.1.7 Raiva humana.
- D.1.8 Hepatite B.
O que é a avaliação multidimensional do idoso
A Avaliação Multidimensional (AMD) auxilia na compreensão do processo de envelhecimento nas diferentes dimensões da saúde e suas conseqüências funcionais, de forma que os profissionais das diferentes áreas possam direcionar suas intervenções de acordo com as necessidades específicas do indivíduo e de sua família.
E morbidade
MORBIDADE é a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.
O que é polifarmácia no idoso
A polifarmácia pode ser considerada como a quantidade de fármacos ingeridos por um indivíduo (GOMES H.O, 2008). Com o aumento da expectativa de vida da população, aumenta o contingente de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, na qual os medicamentos têm um papel importante.