Quais são as pessoas que têm maior risco de ter diabetes?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Os fatores de risco para o DM são: idade maior que 45 anos; sobrepeso (Índice de massa corporal > 25); obesidade central (cintura abdominal >102 cm para homens e >88 cm para mulheres, medida na altura das cristas ilíacas); antecendente familiar (mãe ou pai) de diabetes; hipertensão arterial (>140/90 mmHg); colesterol ...

30%, se ambos os pais tiverem a doença. 30% se um irmão gêmeo univitelino (idêntico) tiver a doença. Já no caso do diabetes tipo 2 (DM2), hereditariedade é um fator de risco muito mais forte, com mais de 75% dos pacientes apresentando história familiar positiva.

A diabetes é uma doença crônica, metabólica, caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue. A diabetes tipo 2 é a tipo mais comum, que geralmente ocorre em adultos quando o corpo se torna resistente ou não produz insulina suficiente.

Isto explica porque 80% das pessoas que desenvolvem diabetes tipo 2 estão acima do peso (ou obesas) e não praticam exercício físico. O risco de desenvolver a doença também é maior em pessoas que têm pais ou irmãos com diabetes tipo 2, ou que apresentam alterações da glicemia de jejum.

Já se sabe que há uma influência genética, ou seja, ter um parente próximo com a doença aumenta consideravelmente as chances de você ter também. O diabetes tipo 1 é mais comum entre os brancos. Por outro lado, membros dos grupos étnicos indígenas, negros e hispânicos correm maior risco de desenvolver o diabetes tipo 2.

Uma dieta saudável, atividade física e evitar o uso de tabaco podem prevenir ou retardar o diabetes tipo 2. Além disso, a doença pode ser tratada e suas consequências evitadas ou retardadas com medicamentos, exames regulares e tratamento de complicações.

Quais os sintomas? O maior problema da pré-diabetes é o fato de ser uma doença silenciosa, pois não ocasiona sintomas. Em casos raros, a pessoa pode ter acantose, que é o escurecimento das dobras da pele nas regiões das virilhas, axilas e pescoço.

Comer doces de forma moderada não causa diabetes, mas o consumo em excesso de açúcar por vários anos pode sobrecarregar o pâncreas, e pessoas com propensão genética ao diabetes podem começar a produzir insulina suficiente ou ficarem resistentes a ela. Ou seja, nada de exageros.

Os valores propostos para pacientes diabéticos variam de acordo com a idade, sendo considerados ideais valores abaixo de 160 mg/dl para adultos e 180 mg/dL para crianças, com variação para grupos especiais como lactentes, adolescentes e idosos.

É importante lembrar que o corpo de uma pessoa com diabetes tipo 2 ainda produz insulina pelo pâncreas, por isso o problema pode demorar para ser identificado. Só aparece quando a glicemia fica alta por muito tempo, resultando na perda de peso repentina.

Quais são as causas da diabetes?

  • excesso de peso;
  • ter mais de 40 anos;
  • predisposição genética;
  • sedentarismo;
  • pressão alta;
  • dar luz a uma criança com mais de 4kg;
  • apneia do sono.

Confira 5 dicas de como baixar a glicose naturalmente.

  1. COMA VEGETAIS SEM AMIDO. Todos os vegetais proporcionam excelente nutrição com muito poucas calorias. ...
  2. CONSUMA ALIMENTOS RICO EM FIBRAS. ...
  3. REGULE O HORÁRIO DAS REFEIÇÕES. ...
  4. TENHA LANCHES DE EMERGÊNCIA À MÃO. ...
  5. PRATIQUE EXERCÍCIOS.