O que é comorbidade em Psicopatologia?
Comorbidades são doenças que aparecem concomitantemente uma a outra, em um mesmo indivíduo. Geralmente o paciente é levado à assistência em saúde mental por terceiros, familiares e entes queridos; ou por outras vezes procura a terapia ou a ajuda de um psiquiatra por conta própria quando percebe necessidade.
O que é comorbidade em psicologia
O que são comorbidades? A comorbidade é conhecida como diagnóstico duplo e aparece quando é encontrado dois ou mais transtornos psiquiátricos em um único paciente. Trata-se de uma doença que está além do que foi o estudo inicial do indivíduo.
O que são comorbidades clínicas
Comorbidade é toda doença, condição ou estado físico e mental que, em razão da gravidade, pode potencializar os riscos à saúde caso o portador venha a se infectar com algum agente patogênico. Foi exatamente o caso do coronavírus, mas vale também para outros surtos ou epidemias.
O que é comorbidade diagnóstica
A comorbidade diagnóstica “Diz respeito a qualificação feita por médico que leva em conta a história clínica, epidemiológica, sinais e sintomas, exame clínico e exames complementares. Ele faz uma hipótese de determinada doença”.
Quais as principais comorbidades que podem ocasionar a SM
A síndrome metabólica é uma doença que se caracteriza por desencadear uma série de fatores de riscos metabólicos, que se manifestam no organismo e aumentam a chance de desenvolver outras patologias, como doenças cardíacas, pressão arterial alta, derrames e diabetes.
Qual a diferença de comorbidades e patologias
Comorbidade é a junção de duas ou mais doenças em um mesmo indivíduo. Por exemplo, se um pessoa tiver hipertensão (pressão alta) e um problema endócrino, como o diabetes, ela tem patologias associadas, ou seja, ela tem comorbidades.
O que é comorbidade em TDAH
¹ Comorbidade significa a presença ou associação de duas ou mais doenças no mesmo indivíduo e para os portadores de TDAH é bem comum a associação a outras doenças e distúrbios psiquiátricos, em todas as faixas de idade dos pacientes.
Quais são as patologias de base
O tabagismo, a cardiopatia, a diabetes, o HIV/AIDS, o câncer, doenças autoimunes, obesidade, entre outras, são alguns exemplos de doenças de base/crônicas que têm em comum as recomendações especiais de vacinação e a possibilidade de contraindicações conforme o grau de comprometimento da saúde.
Como podemos evitar o surgimento de comorbidades e doenças crônicas
Prática de exercícios físicos, alimentação saudável, noite reparadora de sono, consumo moderado de álcool e evitar o cigarro – além de consultas médicas e exames de rotina – contribuem de forma definitiva para a saúde do indivíduo, além de prevenir as doenças crônicas que, mais do que nunca, estão provadas como sendo ...