Qual a diferença de tomate confit e tomate seco?

Perguntado por: osales4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

A resposta para a pergunta é até simples: a diferença entre tomate confit e tomate seco é o tempo no forno e o momento em que a gordura é adicionada. Ou seja, o tomate confit é aquele assado em baixa temperatura e com bastante gordura.

Basicamente, o tomate seco é o tomate desidratado, num processo onde se retira a água e acrescenta sal e açúcar, pra equilibrar a acidez. Por isso, ele tem um sabor adocicado. Têm receitas que ensinam a fazer tomate seco em casa, mas o preparo demora um pouco. Já o industrializado já vem pronto pra consumir, viu?

O processo consiste em temperar os alimentos, que podem ser legumes ou proteínas, e depois cozinhar em baixa temperatura por imersão de gordura”, explica Potiguara Spindola, docente da área de gastronomia do Senac São Paulo. O segredo para o sucesso da execução do método é controlar a temperatura.

Esse tomate confit é daquelas receitas para se ter no caderninho de receita. Isso porque além de ser fácil e prática de fazer, é uma delícia e pode ser servida de várias formas. Essa delícia acompanha um pão gostoso, serve de acompanhamento para uma boa salada ou massa, assim como pode ser comida com queijos.

Sirva em seguida ou guarde em um vidro esterilizado. Dura 15 dias na geladeira.

Ou seja, o tomate confit é aquele assado em baixa temperatura e com bastante gordura. “Regue o tomate com bastante azeite e deixe no forno a 100°C para que ele cozinhe lentamente e perca umidade. Ele fica bem adocicado e com textura agradável”, conta a chef Paula Belleza.

O tomate seco pode ser consumido tanto em sua forma natural como pode ser adicionado em lanches e em saladas. Por sua vez, o tomate seco é um alimento muito versátil e pode ser utilizado também na preparação de patês, molhos, risotos, pizzas, ovos, lasanhas, tortas, entre outras receitas.

Como eu ia passar o Natal fora e ainda tinha uma caixa dos tomatinhos na geladeira, resolvi fazer a receita dele confitado e congelar. Se ficou bom congelado? Ficou ótimo!

Carnes, legumes e frutos podem ser confitados. No caso das carnes, o processo é feito com a própria gordura do alimento, já para legumes e frutos, pode-se utilizar vinagre, azeite ou gordura animal.

1. [ Culinária ] Que foi cozinhado em gordura, sem fritar, lentamente e a baixas temperaturas (ex.: polvo confitado).

E nessa vibe tomatinhos resolvi fazer essa receita de Tomates Confit que é ótima para servir como aperitivo com pãezinhos, torradas, com uma massa e até sobre uma pizza. Vai por mim, fica delicioso e dá para guardar na geladeira em um pote bem tampado por um bom tempo (se durar é claro).

Levar ao forno em potência alta, até os tomates ficarem murchos, mas inchados de azeite. Conservar por até 2 semanas, em pote de vidro lacrado na geladeira. Servir com carnes, massas, saladas, pão e torradas.