Como guardar tomate no congelador?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 7 votos

Analise os tomates, eles devem estar sem machucados e manchas, também devem ser firmes. Não é necessário retirar o núcleo, mas se retirar vai ter um melhor resultado. Embrulhe cada um em papel manteiga e leve para congelar, quando eles estiverem congelados, pode transportar para um recipiente ou um saco.

Quais alimentos não podem ser congelados? Por ser um vegetal rico em água, o tomate, assim como pepino ou a abobrinha, por exemplo, não deve ser congelado, já que acaba ficando com textura ruim quando deixa o freezer.

Armazene os tomates em temperatura ambiente, não os coloque em sacos plásticos, pois isso os fará estragar mais rápido. O resfriamento impede que ele amadureça direito diminuindo a suculência características dos tomates vermelhinhos.

Fernanda Pignaton. A nutricionista Fernanda Pignaton explica que o armazenamento do tomate depende de seu estágio de amadurecimento. "Tomates maduros devem ser armazenados de cabeça para baixo em temperatura ambiente de 2 a 3 dias para preservar a textura e o sabor.

Se você vai utilizá-lo em preparações quentes, como molhos, assados, etc, o ideal é que você os descongele diretamente na preparação. Agora, caso queira descongelá-lo para usar em uma salada, por exemplo, basta retirá-lo do congelar e esperar que descongele naturalmente.

Isso ocorre porque o frio inibe a produção de etileno, um gás natural que os tomates liberam para amadurecer. Sem essa produção de etileno, os tomates podem apodrecer mais rapidamente. Então, se você quer prolongar a vida dos seus tomates, mantenha-os fora da geladeira.

Após cortá-los em rodelas, o ideal é armazená-los em potes de vidro bem fechados para melhorar a conservação e manter o sabor e a textura. Também existe a opção de preparar conserva feita com vinagre de maçã para aumentar o tempo de conservação.

Quando mantido em temperatura ambiente, o tomate pode ser consumido de três a sete dias com a mesma firmeza, cor, textura, sabor e aparência. Se mantido em geladeira, o prazo aumenta, podendo durar até de nove a dez dias.

Congelar tomates triturados, pode? Com toda a certeza! Como disse anteriormente, o corte menor congela mais rápido, basta que você tenha em mente qual vai ser a finalidade dele depois. Uma dica importante é que se você for triturar, descasque o tomate antes de o fazer, para facilitar o congelamento.

Tomate na geladeira perde o sabor
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição, os tomates devem ser mantidos em um lugar fresco e bem ventilado, à temperatura ambiente. Isso porque o frio excessivo, como o da geladeira, faz com que o alimento fique mais mole e com sabor alterado.

O molho vermelho refogado e temperado pode ser levado ao congelador em potes ou saquinhos plásticos e aquecido depois de descongelado. Uma boa dica é colocar o molho já pronto em forminhas de gelo e ir usando conforme suas necessidades.

até 3 meses

No congelador, o molho de tomate dura até 3 meses, o que já é um bom tempo comparado com a geladeira.

Escolha como ela será congelada, se em rodelas, inteiras, em quadradinhos ou ralada. Em rodelas e inteiras é aconselhável fazer um branqueamento antes, passando as cenouras por água fervente por 2 minutos para a cenoura em rodelas ou 5 minutos para as inteiras. Congele em porções pequenas.

As batatas, por exemplo, quando cozidas, inteiras ou em pedaços não conservam a mesma textura após o congelamento. Porém, como purês, as batatas congeladas ficam perfeitas.

Quase todas as hortaliças podem ser congeladas. Em geral, não se prestam para o congelamento as hortaliças folhosas consumidas cruas, como alface, rúcula e agrião. Já hortaliças de folha consumidas cozidas, como espinafre e couve-de-bruxelas, podem ser congeladas sem problema.

Verduras e legumes como alface, batata, pepino não devem ser congelados porque perdem sua textura. Isso acontece porque eles são vegetais ricos em água, e é exatamente esse tipo que não pode congelar.