Pode comer tapioca no jantar?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

A tapioca é fácil de preparar, traz saciedade e permite inúmeras combinações e recheios. Na verdade, é a sua versatilidade o seu principal benefício. Afinal, você pode consumir esse alimento no café da manhã, em lanches ou até durante um jantar rápido.

A tapioca pode ser incluída em qualquer horário do dia, desde que esteja em equilíbrio com as demais refeições.

Tapioca engorda se o recheio for calórico
Assim como tudo na vida, o consumo também exige moderação, pois 50 gramas da massa têm em torno de 70 calorias. A sugestão da nutricionista é optar por comer o alimento numa refeição principal, podendo ser café da manhã, almoço ou janta.

Tapioca não emagrece, mas também não precisa ser inimiga das dietas de quem busca emagrecimento. Derivada da raiz da mandioca, a tapioca é um alimento muito versátil. A popular versão em goma, que é peneirada e hidratada, pode ser uma boa opção para substituir o pão.

Além disso, por não conter glúten, a tapioca é um alimento que pode ser usado por pessoas com alergia ou intolerância ao glúten. A quantidade recomendada de tapioca é entre 30 a 50 g por dia.

Jantar

  • Opção 1: salada de folhas, legumes cozidos e peixe ou frango grelhado.
  • Opção 2: berinjela no forno com tomate-cereja e queijo.
  • Opção 3: sopa de legumes com carne ou frango.
  • Opção 5: panqueca de espinafre recheada com atum e salada de folhas.

Confira nesse post os tipos de alimentos para consumir à noite e que não vão prejudicá-lo.

  • Qual é a regra básica para comer à noite? ...
  • Sopas e caldos. ...
  • Chá de erva-doce ou camomila. ...
  • Frutas. ...
  • Aveia. ...
  • Flor de Maracujá ...
  • Saladas.

Apesar de conter menos sódio, a tapioca concentra mais calorias e carboidratos do que o pão, além de não ter fibras. Isso quer dizer que o seu índice glicêmico é maior, ou seja, ela é rapidamente digerida pelo organismo e é transformada em glicose (açúcar) no sangue com mais rapidez do que o pão integral.

Este tipo de amido que não é digerido, ou seja, não é quebrado em forma de glicose, para ser absorvido pelo sangue. Entretanto, é preciso ficar atento a quantidade de ingestão da mesma, uma vez que ela possui carboidratos e dessa forma, pode aumentar os níveis de glicose no sangue em casos de alto consumo.

Mas, mesmo assim, é possível emagrecer comendo tapioca. Portanto, uma dica é incluir na massa ingredientes ricos em fibras, como chia ou linhaça triturada. Assim, dá para reduzir o índice glicêmico da preparação, o que evita o aumento de peso e ainda aumenta seu valor nutricional.

Como o alimento não tem fibras, o ideal é misturar linhaça, chia ou aveia à goma de mandioca antes de levá-la à frigideira. Isso segura a fome por mais tempo e faz o intestino funcionar bem. “O ideal é consumir uma tapioca por dia.

Ideal para quem possui algum tipo de intolerância ou alergia a glúten, a tapioca pode ser uma excelente opção para um plano de alimentação balanceado, saudável e até mesmo dietas restritivas sem glúten.

Como fazer uma tapioca saudável?

  1. Tapioca de patê de frango com iogurte natural. 4 ou 5 colheres de sopa de goma de tapioca. ...
  2. Tapioca de banana com pasta de amendoim. 4 ou 5 colheres de sopa de goma de tapioca. ...
  3. Tapioca de queijo com ovos. ...
  4. Tapioca de queijo muçarela de búfala, tomate confit e manjericão.

A tapioca é uma excelente fonte de energia rápida, pois ela é um carboidrato simples, ou seja, não contém fibras. Além disso, ela estimula a ação da sua insulina, que é o hormônio responsável por transformar a glicose em energia no seu corpo.

Com grandes quantidades de vitamina A, E e do complexo B, e minerais, esse alimento previne a diabetes e as doenças cardiovasculares. Também, reduz o risco de osteoporose. Portanto, tapioca com ovo é uma combinação fantástica, que faz bem para o corpo e para o paladar.

Hoje em dia, diversos estudos demonstram que aderir ao jejum pode trazer benefícios para o organismo, tais como: Otimização da função celular e de regeneração. Controle da fome. Melhora do foco e concentração.