Onde se come mais tapioca?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

A tapioca é uma das comidas mais populares do Brasil, principalmente na região Nordeste. Ela é feita a partir da farinha de mandioca e pode ser consumida “pura”, com manteiga, ou com diversos recheios salgados e doces.

Mesmo a tapioca sendo um alimento popular brasileiro, encontrado em diversas regiões, é no Nordeste que esse produto é mais amplamente consumido e comercializado. Dentre os estados do nordeste brasileiro, o Ceará e Pernambuco são os estados onde a tapioca é considerada um símbolo da culinária local.

Nordeste

De acordo com o Dicionário Ilustrado TupiGuarani, a tapioca, mais conhecida como beiju, é uma iguaria brasileira, de origem tupi-guarani, originária do Nordeste.

Você sabe como surgiu a tradicional tapioca? A principal iguaria da culinária nordestina tem mais de 500 anos e surgiu no território brasileiro bem antes dos portugueses invadirem.

Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor de mandioca do mundo, atrás da Nigéria, principal produtora, da Tailândia e da Indonésia. Em relação à exportação de tapioca em si, os números do Brasil são surpreendentes.

A Exportação da Tapioca em números
Segundo o Comex Stat, em 2020, cerca de 3 toneladas de Tapioca foram exportadas, englobando seus diferentes formatos (goma, fécula, granulada, etc).

A tapioca na verdade é um bejú. O bejú, também conhecido como beiju ou biju, nada mais é do que um derivado da mandioca, feito através da fécula, amido extraído da raiz, também chamado de polvilho doce ou goma, dependendo da região do Brasil.

A tapioca, ou beiju para os nordestinos, surgiu durante a colonização dos portugueses, como uma alternativa ao trigo. Extraída da mandioca por índios da região, se tornou famosa por ser tão nutritiva quanto o trigo e logo ganhou o Norte e o Nordeste brasileiro.

Lei reconhece o distrito do Cajá, às margens da BR-230, como Terra da Tapioca, na Paraíba | Paraíba | G1.

Tapioca é um alimento saudável? Sim! Se for consumida em quantidades moderadas e sem recheios gordurosos, este alimento é uma ótima opção para diminuir o apetite. A tapioca é uma fonte saudável de energia feita a partir da goma de mandioca que é um tipo de amido.

A tapioca é uma excelente fonte de energia rápida, pois ela é um carboidrato simples, ou seja, não contém fibras. Além disso, ela estimula a ação da sua insulina, que é o hormônio responsável por transformar a glicose em energia no seu corpo.

Em Pequim, é possível encontrar polvilho e pérolas de tapioca em alguns supermercados. E olhe lá. Mas, curiosamente, a China é o maior importador de mandioca, usada basicamente para produção de biocombustível e para alimentar animais.