Como se chama tapioca na Bahia?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Tapioca. O Beiju é feito da mandioca ralada a tapioca do polvilho ou goma.

A tapioca na verdade é um bejú. O bejú, também conhecido como beiju ou biju, nada mais é do que um derivado da mandioca, feito através da fécula, amido extraído da raiz, também chamado de polvilho doce ou goma, dependendo da região do Brasil.

Beiju-pixuna: usado em viagens, é grande e escuro. Beiju-poqueca: assado envolto em folha de bananeira, contendo apenas massa de mandioca e sal. Beiju-teica: de polvilho fresco de mandioca com farinha d'água. Beiju-ticã: de massa de mandioca puba seca e socada.

De acordo com o Dicionário Ilustrado TupiGuarani, a tapioca, mais conhecida como beiju, é uma iguaria brasileira, de origem tupi-guarani, originária do Nordeste. Feita com a fécula da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce.

Menos conhecido do que a tapioca, o beiju também tem origem indígena e teria sido descoberto em Pernambuco. Feito à partir da fécula da mandioca, uma raiz muito versátil, utilizada em diversos pratos típicos brasileiros, ele pode ser confundido com a própria tapioca, entretanto, a diferença está no ponto da massa.

A Tapioca é um dos pratos mais típicos do Brasil e muito apreciada na região nordeste. A tapioca é de origem indígena tupi-guarani e seu nome é derivado da palavra tipi'óka, o nome dado para o amido do qual ela é feita.

Beiju e Tapioca
O beiju normalmente tem o formato redondo ou de concha e é servido com manteiga de garrafa. Como ele é como uma tapioca seca, pode ser consumido com diversos recheios. A tapioca é uma das comidas típicas de Pernambuco bem conhecida no Brasil todo.

Em algumas regiões é conhecida como Polvilho Doce (no Centro Oeste, Sudeste e Sul) e em outra como Goma (Nordeste e Norte).

Pernambuco

Sua produção é verificada desde o século XVI, na Vila Olinda (atual Pernambuco), enquanto o Brasil era colônia portuguesa. Nessa região, já habitavam os índios Caetés que faziam uso da tapioca, sendo consumida em praticamente todo o litoral.

Você sabe como surgiu a tradicional tapioca? A principal iguaria da culinária nordestina tem mais de 500 anos e surgiu no território brasileiro bem antes dos portugueses invadirem.

O Biju, também conhecido como Beiju, é de origem indígena e foi descoberto nas regiões do estado de Pernambuco. Na Bahia e outras regiões nordestinas, o Beiju equivale a Tapioca, feita com fécula de mandioca e produzida em chapa,podendo receber recheios variados.

Do tupi tïpï'og (coágulo), a tapioca é o nome que se dá à farinha obtida a partir do amido presente na mandioca (também conhecida como macaxeira ou aipim). O nome também é o mesmo dado à receita tradicional como conhecemos, típica da culinária nordestina.