Como se come o Tamarilho?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

Os tamarilhos possuem características sensoriais atrativas, tem o formato oval com casca lisa e amarga, já a polpa é parecida com a do tomate podendo ter sementes de cores diferentes do restante do fruto. Geralmente são consumidos in natura em saladas, sucos, geleias, sorvetes molhos e licores.

Para aproveitar todas as suas propriedades nutricionais, o tamarillo deve ser consumido em sua forma natural, cru. A casca pode ser retirada e a fruta pode ser consumida cortada em pedaços ou ao meio, com ou sem adição de açúcar ou sal.

Embora o fruto tenha a aparência externa semelhante ao tomate comum, o tamarillo é mais resistente e a casca não tem um sabor agradável, portanto é dispensável sua utilização.

Umas das receitas mais procuradas com esse fruto é o suco de tomate de árvore. Para fazer esse suco, basta utilizar 6 tomates de árvore e meio litro de água. Dessa maneira, basta cortar os frutos ao meio e remover toda a polpa com uma colher.

Utilização do Tamarilho
Ele pode ser empregado em receitas doces ou salgadas. Na medicina popular, ele é usado em forma de cataplasma quente, aproveitando a fruta e as folhas, que auxiliam no tratamento de inflamações das amígdalas e outras complicações causadas na garganta.

E a polpa é mais cremosa e densa que a do tomate. É ainda mais perfumado, ácido e doce, sendo, portanto, mais versátil. Vai bem como legume em molhos, sopas, cremes, chutneys e saladas. Ou como fruta em sucos, compotas, sorvetes ou simples, cru, de colherinha.

Fique ligado nos principais benefícios do tamarindo para você!

  1. Ajuda a regular o intestino. ...
  2. Contribui para o controle do peso. ...
  3. Ajuda no tratamento da diabetes. ...
  4. Tem ação anti-inflamatória. ...
  5. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. ...
  6. Contém ácido fólico. ...
  7. Contribui para a saúde dos cabelos e da pele.

Seus fitonutrientes presentes no tomate arbóreo oferecem grande atividade antioxidante reduzindo assim o risco de doenças degenerativas que são o câncer , cataratas,parkinson,alzeheimer,doenças cardíacas e também diabetes além de outros.

Desta forma, o tomate verde pode ser usado com toda a segurança em molhos, chutneys, marmeladas, conservas, e ainda tem a vantagem de ser probiótico, graças ao processo de fermentação antes da sua utilização. Há, também, muitos países onde os tomates verdes são utilizados em pratos típicos de certas regiões.

Vai bem na salada, no molho, na sopa e até no suco. O tomate está presente em quase todas as mesas brasileiras. Além de versátil na cozinha, o fruto também é rico em muitos nutrientes que ajudam tanto na saúde da pele como na prevenção de alguns tipos de câncer.

O tomate, por exemplo, contém um nutriente chamado licopeno, a beterraba é rica na substância betalaína e a laranja, em vitamina C. Segundo a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Simone Caivano, a melhor forma de ingerir o tomate é em molho.

Mas saiba que as folhas do tomate podem ser utilizadas em receitas, e que são, segundo algumas culturas, bastante saudáveis. Mas será que isso é real, e que a folha de tomate ajuda a melhorar a saúde?

Além do licopeno, o tomate também é rico em vitamina C e potássio que, juntos, favorecem o transporte do oxigênio no sangue, trazendo importantes benefícios para a saúde cardiovascular. “O licopeno e a vitamina C auxiliam na prevenção de doenças do coração, controlando também os níveis de colesterol.

O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, o consumo regular da fruta diminui o risco de câncer de próstata.