Porque comer tapioca em vez de pão?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Para uma opção mais saudável e com menos carboidratos, é comum trocá-lo pela tapioca. Porém, essa mudança nem sempre é benéfica. A nutricionista Monik Cabral explica que a tapioca é inferior nutricionalmente ao pão integral, que é rico em proteínas, fibras, minerais e vitaminas do complexo B.

Apesar de conter menos sódio, a tapioca concentra mais calorias e carboidratos do que o pão, além de não ter fibras. Isso quer dizer que o seu índice glicêmico é maior, ou seja, ela é rapidamente digerida pelo organismo e é transformada em glicose (açúcar) no sangue com mais rapidez do que o pão integral.

Porém, o pão tem proteínas e gordura na sua composição, enquanto a tapioca é apenas carboidrato. Ambos contam com índice glicêmico alto. Isso significa que a glicose sanguínea se eleva rapidamente, gerando um pico de insulina, que, por ser um hormônio lipogênico, estimula a formação do tecido adiposo.

Tapioca. Versátil, a tapioca é uma ideia de como substituir o pão que deve ser feito sempre com cuidado. Apesar de deliciosa, ela pode ser calórica e deve ser consumida em pequenas porções por pessoas que procuram manter uma dieta balanceada.

Comparativo: Em 100g de alimento, farinha de trigo e tapioca têm cerca de 360 calorias, igualmente; Equivalência para substituição: 2 fatias de pão integral (50g) equivalem a cerca de 3 colheres de sopa de tapioca.

Sim! Se for consumida em quantidades moderadas e sem recheios gordurosos, este alimento é uma ótima opção para diminuir o apetite. A tapioca é uma fonte saudável de energia feita a partir da goma de mandioca que é um tipo de amido.

A tapioca é uma excelente fonte de energia rápida, pois ela é um carboidrato simples, ou seja, não contém fibras. Além disso, ela estimula a ação da sua insulina, que é o hormônio responsável por transformar a glicose em energia no seu corpo.

No entanto, a tapioca contém amido resistente, um tipo de carboidrato que aumenta o tempo de digestão, ajudando a prolongar a saciedade. Por isso, quando consumida em pequenas quantidades e junto com proteínas magras e/ou sementes, a tapioca promove a saciedade, ajudando na perda de peso.

Assim, algumas possibilidades para substituir o pão do café da manhã são:

  1. Omelete. Esta opção pode ser preparada sem gordura e é uma boa oportunidade de se agregar proteína e legumes. ...
  2. Tapioca. A tapioca contém carboidrato de baixo índice glicêmico e libera os níveis de açúcar lentamente no sangue. ...
  3. Panquecas. ...
  4. Cereais.

Todo mundo acha mais saudável porque a tapioca não tem glúten. Mas será que é isto mesmo? A tapioca é uma ótima opção para os celíacos (alérgicos a glúten). “Ela equivale a uma fatia de pão branco ou integral.

Modo de preparo: Refogue o frango e a abobrinha juntos com bem pouco azeite em uma frigideira. Depois de prontos, misture o frango e a abobrinha com a pasta de abacate, o tomate picadinho, o sal e a pimenta a gosto.

Café da manhã saudável

  • Variedade de frutas e vegetais.
  • Fontes de proteínas, como ovos e iogurte.
  • Cereais integrais, como pão integral e quinoa.
  • Gorduras saudáveis, como azeite de oliva e oleaginosas.
  • Bebidas naturais, como chás e sucos sem açúcar.

A combinação de tapioca com ovo é uma opção deliciosa e nutritiva para perder peso! A tapioca é amiga fiel de quem está no processo de emagrecimento, pois une poucas calorias à saciedade. Versátil, ela pode ser combinada com frutas em sua versão doce ou proteínas na salgada.