Qual a diferença de gases e infarto?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

A dor no peito de coronária entupida parcialmente se chama angina, quando fecha 100% é infarto. É uma dor, um peso, um aperto. Em geral, não é em cima do coração, é no meio, próximo à boca do estômago. A dor que dá na mama esquerda, uma pontada, agulhada, pode ser gases.

Gases causam dor nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço e comprimindo outros órgãos na região. Além disso, também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.

A dor também pode ser no abdome, semelhante à dor de uma gastrite ou esofagite de refluxo, mas é pouco frequente. Nos diabéticos e nos idosos, o infarto pode ocorrer sem sinais específicos. Por isso, deve-se estar atento a qualquer mal-estar súbito apresentado por esses pacientes.

Segundo a gastroenterologista da Sesa, Ana Maria Almeida Castro, sintomas do refluxo e da gastrite aguda podem ser confundidos também com alguns sinais do infarto.

Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.

5 formas para eliminar gases presos rapidamente

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

A dor causada pelos gases pode estar acompanhada ainda de arrotos, azia e rigidez abdominal e, geralmente, some em algumas horas ou dias. Em caso de persistência, é importante procurar auxílio médico.

E quando não é infarto? Outras doenças provocam dores no peito, como problemas cardíacos de miocardite e pericardite. Existem ainda outros problemas de saúde que nada tem a ver com o coração e costumam provocar dores no peito.

O eletrocardiograma (ou ECG) é feito para avaliar a existência de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio ou bloqueios do sistema de condução cardíaco. Geralmente, é um exame realizado como diagnóstico inicial do paciente, pois costuma apresentar a condição cardíaca do(a) paciente em repouso.

A sensação dolorosa se dá no centro do peito e costuma irradiar para o braço esquerdo ou para o pescoço e a mandíbula – mais raramente, atinge o braço direito e as costas.

Ataque cardíaco silencioso
A pessoa também pode não apresentar nenhum sintoma, por conta dos vasos do coração estarem obstruídos. Um infarto silencioso geralmente é detectado apenas depois de um eletrocardiograma. Esse tipo de infarto tem maior probabilidade de ocorrer em mulheres e pessoas com diabetes.