Como é a dor vascular?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Nas doenças vasculares, a sensibilidade fica acometida de uma forma mais global”. Uma das formas de apresentação que costuma confundir entre doença vascular e neurológica é a claudicação dos membros inferiores. “Esse termo significa que as pernas doem, adormecem e podem falhar após andar certa distância.

Dores em cansaço, queimação, pulsação, que pioram com o frio, em ardor, em agulhadas finas, em choque, entre outras maneiras de descrever a dor ajudam a diferenciar as suas possíveis causas.

Dores Musculares
É mais comum ser sentida no período da noite, enquanto o indivíduo está em repouso ou durante atividades como corridas e caminhadas. Ao sentir dores persistentes na perna sem ter realizado esforços ou exercícios físicos, busque ajuda de um médico vascular.

Quais são os sinais e sintomas indicativos de possíveis problemas vasculares e qual o risco de os ignorar? Dor em membros inferiores com dificuldade para andar, inchaço súbito ou repentino no nível das pernas, frio, formigamento e falta de força são os principais sinais e sintomas enumerados pelo Dr.

Uma inflamação das veias manifesta-se através de veias grossas como cordões, vermelhas e mais quentes, bem como através de inchaços (retenção de líquidos nos tecidos, edemas).

Venaflon, Perivasc, Daflon e Flavonid são alguns dos medicamentos utilizados durante o tratamento. No entanto, vale ressaltar que a prescrição do médico é de suma importância. Por isso, antes de tomar qualquer um, se consulte com um especialista.

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

“A dor nas pernas causada pelas varizes é considerada inespecífica. Muitas vezes, pode ser descrita como sensação de peso ou cansaço excessivo nas pernas, queimação, dormência e câimbras”, afirma o angiologista Jayme Ramos. A intensidade desse sintoma deverá variar conforme a gravidade da doença.

Quando devo me preocupar com essas dores
Dor muito forte na perna, surgindo de forma repentina. Presença de vermelhidão e/ou inchaço.

O Doppler Vascular é um exame fundamental para se analisar artérias e veias, com o propósito de diagnosticar todas doenças vasculares, como por exemplo, tromboses, varizes, estenoses e aneurismas, por exemplo, além de uma variedade de outros tipos de condições, incluindo coágulos sanguíneos e má circulação.

Diante de complicações arteriais ou venosas – incluindo aneurisma nervoso, dor nas pernas, inchaço nas pernas, trombose venosa, trombose venosa associada ao uso de anticoncepcional e outras complicações – não hesite em procurar ajuda médica: marque uma consulta e deixe-nos ajudar.

Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

Junto com o inchaço, o paciente pode experimentar calor na região, dor ao caminhar ou ao toque, irritação local e vermelhidão na pele. Esse inchaço não ocorre nas duas pernas ao mesmo tempo, uma vez que nem sempre os dois membros são afetados pelo entupimento das veias ao mesmo tempo.