Qual a desvantagem de abrir uma conta MEI?

Perguntado por: rgonzaga . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Assim como na maioria das situações, também existem desvantagens para o Microempreendedor Individual. Essas desvantagens vão desde o limite de faturamento até a possível perda do direito ao seguro desemprego. Confira a seguir: limite de faturamento: o faturamento máximo permitido para o MEI é de R$ 81 mil reais.

Conhecendo de perto as desvantagens do MEI

  • Aposentadoria com certas limitações é um problema.
  • Ausência de seguro desemprego é uma das desvantagens do MEI.
  • Um limite para o faturamento anual.
  • Pode possuir apenas um funcionário.
  • Sócios nem pensar para o MEI.
  • Bastante burocracia para emitir notas fiscais.

O MEI pode contratar apenas um funcionário. Isto é, se seu negócio exigir a contratação de mais de um funcionário, a modalidade MEI não será a indicada nesse caso. Isso porque, com o custo de mais de um colaborador e o limite de faturamento do MEI, talvez tal contratação não seja tão viável.

5 erros comuns do MEI

  1. Misturar o financeiro da empresa com os gastos pessoais. ...
  2. ​​Contratar mais de um funcionário por CNPJ MEI. ...
  3. Abrir mais de uma empresa. ...
  4. Não realizar o pagamento do DAS. ...
  5. Não manter o regime tributário de acordo com o faturamento.

Para definir entre CLT x MEI é preciso considerar que a modalidade com carteira assinada – CLT – pode garantir maior estabilidade, mas abrir um CNPJ MEI pode trazer mais autonomia e possibilidades de crescimento.

Não. O MEI não tem direito a 13º salário, afinal, esse benefício é pago pelo empregador e não pelo governo. Sendo você o próprio dono do negócio, o 13º não é uma obrigatoriedade.

O MEI tem direito ao PIS? Quem tem MEI não tem direito a receber o abono salarial do PIS. Contudo, a atuação como CLT concomitante ao uso do CNPJ como atividade secundária autoriza o titular a ser enquadrado nas regras da Caixa Econômica Federal (CEF).

As principais vantagens em ser MEI são a não necessidade de pagamento de taxas de registro, o pagamento de menos impostos e uma burocracia simplificada.

Mas existem algumas outras implicações que podem ser um problema para o proprietário do MEI e para a continuidade do negócio do MEI. Ao deixar de pagar a DAS, ele também não poderá ter acesso a linhas de créditos em condições especiais que estão disponíveis na rede de instituições financeiras públicas e privadas.

Sim, MEI pode contratar um funcionário. O regime do Simples Nacional permite que os microempreendedores façam a contratação de um trabalhador registrado em carteira. Atualmente, o Projeto de Lei Complementar 252/20 propõe o aumento para dois funcionários permitidos.