Quais são os sintomas do cisto de Bartholin?

Perguntado por: axisco . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

A maioria dos cistos de Bartholin não causa sintomas. É possível que a mulher note um caroço indolor perto da abertura da vagina, fazendo com que a vulva fique com uma aparência torta. Se os cistos aumentarem, eles podem causar irritação e sensação de pressão e/ou dor.

Causa: Doença sexualmente transmissível. Prevenção: Práticas sexuais mais seguras e uma boa higiene pessoal podem diminuir o risco. Sintomas: Os microrganismos que mais comumente causam a infecção que leva ao abscesso da glândula de Bartholin são: bactérias E. coli, gonococos, estafilococos e estreptococos.

Os mais indicados para o tratamento da glândula de Bartholin são cefalexina ou ciprofloxacino. Além de tratamento farmacológico, o quadro infeccioso requer drenagem cirúrgica. O procedimento, realizado com anestesia local, consiste em uma pequena incisão para a remoção do líquido acumulado.

Como mencionamos, a doença pode começar por meio de um pequeno cisto, que obstrui o canal que transporta o fluido lubrificante.

Portanto, os cistos de Bartholin não são perigosos e, com o devido cuidado para evitar infecções, não precisam de tratamento, mas, se causarem incômodo e desconforto à paciente devido ao crescimento do cisto, parecendo um “carocinho na vulva”, podem ser drenados a partir de uma intervenção cirúrgica ou banhos de ...

Causas do cisto de Bartholin
A obstrução do ducto de Bartholin pode ocorrer sem qualquer causa associada, mas é recomendado manter higiene local e preferir roupas íntimas de materiais naturais para evitar o cisto de Bartholin e abscesso da glândula de Bartholin.

Nenhum tratamento se faz necessário nos casos de cistos assintomáticos. A paciente pode apenas fazer banhos de assento com água morna e manter a região limpa para evitar sua contaminação. Na imensa maioria dos casos, o cisto desaparece espontaneamente após alguns dias.

Se um cisto da glândula de Bartholin causar pouca ou nenhuma dor em uma mulher com menos de 40 anos, é possível que ela consiga tratá-lo sozinha. Elas podem usar um banho de assento ou mergulhar em alguns centímetros de água morna em uma banheira. Imersões devem durar de 10 a 15 minutos e ser feitas duas vezes por dia.

As glândulas e o cisto de Bartholin - Eurofarma. Os pequenos dutos que atuam na lubrificação vaginal podem se obstruídos causando o cisto². As glândulas de Bartholin fazem parte da região genital da mulher e estão localizadas no terço interior dos grandes lábios.

Os cistos de Bartholin costumam ocorrer entre os 20 a 50 anos, porém, se fazem mais presentes em mulheres em idade reprodutiva. 72% dos casos acontecem antes dos trinta anos e somente 10% acima dos quarenta. Abscessos e cistos de Bartholin também podem se manifestar em neonatos, porém, são casos extremamente raros.

Muitas vezes o aparecimento do cisto de Bartholin é confundido com a ocorrência de pelos encravados.

Os principais sintomas de infecção da glândula de Bartholin são:

  1. Inchaço;
  2. Vermelhidão;
  3. Dores no local;
  4. Drenagem de conteúdo purulento (Pus).

A bartolinite pode ser prevenida através do uso de preservativo nas relações sexuais e boas práticas de higiene. No entanto, não existe uma maneira de evitar definitivamente um cisto de Bartholin. Além disso, deve-se evitar: Microtraumas locais.