O que pode piorar a bartolinite?

Perguntado por: ralegria . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

O sintoma mais descrito é dor local, que pode piorar ao andar, sentar ou durante as relações sexuais¹,². A mulher, com muita frequência, pode não apresentar sintomas com a presença do cisto.

A bartolinite pode ser prevenida através do uso de preservativo nas relações sexuais e boas práticas de higiene. No entanto, não existe uma maneira de evitar definitivamente um cisto de Bartholin. Além disso, deve-se evitar: Microtraumas locais.

Realizar banhos de assento várias vezes ao dia pode ajudar a aliviar o desconforto e ajudar a acelerar a cura. Se um cisto retornar, é possível que ele seja removido cirurgicamente.

Os mais indicados para o tratamento da glândula de Bartholin são cefalexina ou ciprofloxacino. Além de tratamento farmacológico, o quadro infeccioso requer drenagem cirúrgica. O procedimento, realizado com anestesia local, consiste em uma pequena incisão para a remoção do líquido acumulado.

Quais são as causas da bartolinite? A obstrução das glândulas de Bartholin é causada por infecções provocadas pelo contato da vulva da paciente com bactérias, como a E. coli e a Chlamydia trachomatis.

Apesar do nome estranho, o cisto de Bartholin não é maligno e costuma desaparecer espontaneamente. No entanto, também pode ficar maior e causar desconforto e dor, principalmente durante a relação sexual. Em casos mais graves, o cisto pode sofrer contaminação bacteriana, formando um abscesso na glândula.

Apesar de poder acometer qualquer mulher, essa condição é mais comum em grávidas devido às mudanças fisiológicas da gestação, principalmente durante o terceiro trimestre. Este artigo analisa em profundidade o que causa a bartolinite na gravidez, seus sintomas e fatores de risco, diagnóstico e opções de tratamento.

O tratamento do cisto de Bartholin é cirúrgico. Existem várias técnicas cirúrgicas utilizadas, porém algumas delas apresentam alto risco de recidiva do cisto, como a punção ou drenagem da glândula. A técnica mais eficaz e segura é a marsupialização da glândula de Bartholin associado a vaporização com laser CO2.

Tratamento do cisto de Bartholin
Dentre os procedimentos cirúrgicos, é possível utilizar: Marsupialização; Drenagem com cateter; Excisão cirúrgica.

Banhos de assento (imersão da região genital em água morna): indicada para casos em que o abscesso ainda é pequeno e pouco doloroso. Com duração de 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia, o procedimento pode aliviar os sintomas e ajudar um cisto pequeno e infectado a romper e drenar sozinho.

A bartolinite dura, em média, de três a cinco dias, tendo um tratamento correto. Em casos mais graves, em que é necessário realizar a drenagem do pus, a recuperação pode levar até quatro semanas.

coli a mais importante, é possível usar trimetoprim-sulfametoxazol ou amoxicilina- clavulanato associado a clindamicina. Além disso, é possível prescrever analgésicos orais para alívio dos sintomas. Caso haja abscesso no local, sua drenagem deve ser feita obrigatoriamente.

Em média, as pacientes podem precisar de cerca de 7 a 14 dias de repouso para se recuperar completamente, utilizar roupas fechadas e retornar às atividades cotidianas.

O banho de assento com sal ajuda a secar a lesão causada pela herpes genital. Para fazer é necessário colocar 600 ml de água morna numa bacia, adicionar uma colher (de sopa) de sal, misturar bem e sentar-se dentro da bacia durante 15 minutos, 3 a 4 vezes por dia.