Quais são os encontros consonantais da palavra livro?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Na palavra livro não temos a união de nenhumas dessas consoantes ou vogal consoante. No muito há um encontro consonantal perfeito> vr. É isso!

Encontro consonantal é a sequência de duas ou mais consoantes numa palavra, sem a existência de uma vogal entre elas. Exemplos de encontros consonantais: BR, CR, DR, FR, GR, PR, TR, VR, BL, CL, FL, GL, PL, TL, PS, PN, GN, CT, TM.

Encontro consonantal ocorre quando duas consoantes aparecem juntas na palavra. Difere-se do encontro vocálico e do dígrafo, fenômenos linguísticos diferentes. Encontro consonantal é a junção de consoantes que mantém seus respectivos sons. O encontro consonantal é muito comum na língua portuguesa.

livro absoluto obtuso - brainly.com.br.

Encontro consonantal: é o encontro de duas consoantes na mesma sílaba ou em sílabas separadas. Classificação do encontro consonantal: Perfeito: as consoantes estarão na mesma sílaba. Exemplos: pedra (dr) planta (pla) glicose (gl) Imperfeito: as consoantes estarão em sílabas separadas.

Por encontros consonantais entende-se que são palavras que contêm duas ou mais consoantes juntas, sem intervenção de vogal. São exemplos de encontros consonantais as palavras: prato, fraco, trio, psicose e ritmo.

CH, LH, NH, RR, SS, QU, GU não são grupos consonantais, mas sim Dígrafos que é a reunião de duas letras para a transcrição de um Fonema. É o caso de machado, calha, banheiro, carro e passo. M e o N pós vocálico, também, não formam encontro consonantal, já que não são consoantes e sim sinais diacríticos de nasalização.

Mas,observe que o encontro consonantal da palavra “ritmo” se desfaz na divisão silábica porque não está no início da palavra, e sim no meio: rit-mo. Existe também o encontro consonantal fonético que acontece quando a letra x tem som de ks: maxi, táxi, axila.

Nas palavras cacto e bicicleta há o encontro de consoantes. Toda vez que isso ocorre chamamos de encontro consonantal. Portanto, o encontro consonantal é o encontro de duas ou mais consoantes numa palavra. O encontro consonantal pode ser na mesma sílaba e é chamado de inseparável.

A palavra sorvete é um encontro consonantal porque ela possue o encontro de duas consoantes sonoras em sílabas diferentes . Quando eu menciono sonora quero dizer que podemos ouvir o som das duas consoantes na pronúncia.

Existem três grupos de encontros consonantais.
1) Resultantes do contato da consoante 'l' ou 'r', os quais ocorrem na mesma sílaba: atleta – a – tle- ta. blusa – blu - sa. broche – bro – che (lembre-se de que 'ch' é dígrafo, e não encontro consonantal)

Tl é um encontro consonantal puro, também chamado de próprio ou perfeito, visto que na divisão silábica as consoantes se mantêm inseparáveis, permanecendo dentro da mesma sílaba: atleta: a-tle-ta.

O encontro vocálico é a sequência de sons de vogais sem haver sons consonantais entre eles. O encontro consonantal, por sua vez, é a sequência de sons de consoantes sem haver sons vocálicos entre eles.

Exemplos: Destra (des–tra) Destreza (des–tre-za) Filtro (fil–tro)

Possível encontro consonantal perfeito 'dr' (também chamado de próprio, ou inseparável ou puro). Há encontro consonantal perfeito quando, na divisão silábica, as consoantes se mantêm inseparáveis, permanecendo dentro da mesma sílaba.

Na palavra "vértebra", temos a presença de dois encontros consonantais. As consoantes dos encontros ficam na mesma sílaba apenas em "bra". Observe na separação silábica: Vértebra: vér - te - bra.