Quem escreveu a primeira crônica?

Perguntado por: dramos3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Esdras

De autoria incerta, a tradição judaica afirma que o livro de I Crônicas teria sido escrito por Esdras, por volta de 430 a.C., o qual tinha o propósito de resgatar os padrões de culto e de adoração a Deus no período após o cativeiro babilônico, resgatando assim a história do seu povo.

Ao longo dos 29 capítulos, conhecemos a genealogia do povo de Israel, desde Adão até os descendentes de Saul. Acompanhamos também a história da ascensão de Davi ao reino e todo o seu reinado em Israel. Durante o seu reinado, Davi conquista Jerusalém, antes ocupada pelos jebuseus, tornando-a capital.

Os livros das Crônicas são obra do judaísmo pós-exílico, quando o povo vivia sob a direção de seus sacerdotes. O templo, já reconstruído, e as cerimônias eram o centro da vida desse povo. Juntamente com Esdras e Neemias, os dois livros das Crônicas formam um conjunto histórico coerente, tendo o mesmo autor, o Cronista.

Crônicas concentra nossa atenção nos propósitos soberanos de Deus em Cristo Jesus. Crônicas começa com uma surpreendente genealogia que nos ensina que o reinado davídico é o meio prometido para a salvação de Deus por seu povo (1Cr 1.1–3.24; 1Cr 17).

Moisés

Quem escreveu esse livro? Moisés é o autor de Gênesis. Moisés foi um profeta chamado por Deus para livrar os filhos de Israel do cativeiro no Egito e guiá-los pelo deserto rumo à terra prometida de Canaã.

Esdras

O autor de Crônicas não é mencionado explicitamente no livro, mas a tradição judaica afirma que quem escreveu o livro de Crônicas foi Esdras, ou pelo menos o coloca como sendo o autor principal da obra.

A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

Crônicas na bíblia
Há na bíblia sagrada dois livros que são intitulados de “Crônicas”. Esses livros, que se encontra no antigo testamento, trazem histórias sobre os reis de Israel, tais como Saul, Davi, Salomão e também traz informações sobre o reino de Judá.

Crônicas apresenta a narrativa bíblica começando no primeiro ser humano, Adão, e atravessando a história de Judá e Israel até a proclamação do rei persa Ciro, o Grande ( c. 540 a.C.) libertando os israelitas do cativeiro na Babilônia.

Nome: O livro de Esdras é a continuação dos livros de Crônicas. Descreve a volta de alguns israelitas que estavam prisioneiros na Babilônia, a vida deles em Jerusalém e a adoração no templo. O nome é tirado do principal personagem do livro.

Em geral, os assuntos abordados em textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades – a crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos acontecimentos urbanos.

Aprender a ler e a escrever crônicas requer vivências significativas e continuadas com crônicas de vários autores, envolve encontros com outros leitores para discutir os sentidos do texto, demanda aguçar a percepção para possíveis efeitos de sentido dos recursos expressivos e culturais mobilizados no texto.

Um cronista em Israel era um oficial de muita responsabilidade na corte real de Israel. O título traduz uma forma da palavra hebraica zakhár (recordar) e significa literalmente “recordador”.

A sua autoria tem sido tradicionalmente atribuída ao grande líder hebraico Moisés, seja por judeus seja por cristãos. Também por isso chamado de "Lei de Moisés", considera-se atualmente que o Pentateuco não pode ser obra apenas de um autor, não o sendo daquele, todavia.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.