Qual é o tom geralmente utilizado na crônica?

Perguntado por: ibelchior . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Em resumo, a crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos acontecimentos urbanos e, embora não seja uma regra, a crônica relata de forma diferenciada as ocorrências, seja de forma artística, em tom crítico ou com humor.

A crônica é um tipo de texto que chama atenção pelo seu tom mais leve, muitas vezes irônico e humorístico, prendendo a atenção do leitor por contar a história de forma rápida e sem grandes detalhamentos.

Os muitos tons da crônica no Brasil
Lá são relatos objetivos e sintéticos, comentários sobre pequenos acontecimentos, e não costumam expressar sentimentos pessoais do autor. Os cronistas brasileiros exprimem vivências e sentimentos próprios do universo cultural do país.

O tom da crônica é reflexivo porque faz uma comparação de como a pracinha era quando os meninos jogavam bola. 2. O narrador é narrador observador pois não participa das ações, apenas relata o que acontecia.

As características das crônicas
uso de uma linguagem simples e coloquial; presença de poucos personagens, se houver; espaço reduzido; temas relacionados a acontecimentos cotidianos.

A crônica é um exemplo de texto narrativo em que geralmente quem conta a história é um narrador personagem. Em muitos casos, o narrador é o protagonista (personagem principal), recebendo o nome de narrador autodiegético.

Portanto, a estrutura de uma crônica é formada por apresentação, desenvolvimento e conclusão. Porém, como os objetivos de cada crônica são variáveis, estes elementos também têm pequenas variações.

Uma crônica é um relato de acontecimentos históricos apresentados na ordem em que ocorreram. Estudar os livros de I e II Crônicas vai ajudar os alunos a entender a abrangente história do antigo povo do Senhor desde o tempo de Adão até a época do rei Ciro da Pérsia.

O tom na escrita é a atitude que o escritor transmite ao leitor. Não é necessariamente o que você diz, mas como você diz. O tom destina-se a criar uma resposta ou emoção específica no leitor; ele cria uma personalidade que pode envolver ou repelir os usuários.

Tom é a atitude do locutor em relação ao leitor. Isto se reflete na escolha do vocabulário e na construção das frases e parágrafos. Ao contrário do estilo, que precisa ser desenvolvido, o texto sempre tem um tom predominante, mesmo que a escolha não seja deliberada.

Resposta:Para gerar humor no texto, o cronista fez com que desse tudo errado na vida do protagonista. Primeiro, ele foi trocado na maternidade. Depois, trocaram seu nome.