O que é uma crônica visual?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 17 votos

É uma testemunha gráfica de comportamento, costumes e hábitos, gravados de forma inexaurível em seus traços caricaturais.

A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

A crônica narrativa, como o próprio nome diz, é uma narrativa curta com temática cotidiana envolvendo personagens, tempo, espaço, narrador e enredo. A crônica argumentativa é um texto que gira em torno de um tema de relevância social e que apresenta a argumentação como base de sua construção.

Como fazer uma crônica

  1. Primeiro passo: escolha o tema. ...
  2. Defina o tempo em que a narração se situa. ...
  3. Decida o espaço em que a situação se desenrola. ...
  4. Escolha os personagens. ...
  5. Defina o tipo de narrador. ...
  6. Escreva a sua crônica.

Inicialmente, indagar a turma sobre o que é uma crônica, se já conheciam ou já tinham ouvido falar. Em seguida, apresentar uma definição breve do gênero textual crônica, seus primordiais aspectos. Feito isso, pedir para que a classe mencione duas principais características apresentadas, que são referentes à crônica.

8 crônicas famosas comentadas

  1. Ciao - Carlos Drummond de Andrade. ...
  2. Cafezinho – Rubem Braga. ...
  3. Insônia infeliz e feliz - Clarice Lispector. ...
  4. O fim do mundo - Cecília Meireles. ...
  5. País rico - Lima Barreto. ...
  6. O Homem Trocado - Luis Fernando Veríssimo. ...
  7. Fizeram a gente acreditar - Martha Medeiros. ...
  8. Notícia de jornal - Fernando Sabino.

As principais características da crônica são:
Textos de fácil compreensão, curtos e objetivos; O uso do humor crítico, irônico e sarcástico; Segue um tempo cronológico determinado; Linguagem simples e coloquial, utiliza de outros meios para atrair a atenção do leitor.

Comumente, o gênero “crônica” vem acompanhado de outro nome que a qualifica; é esse segundo nome que, de fato, identifica o gênero a ser desenvolvido pelo cronista. Por ser um texto escolar, deve adotar vocabulário acessível. À falta de um limite, escrevamos, aproximadamente, trinta linhas. A crônica contém título.

A linguagem da crônica costuma ser leve, marcada por coloquialidade e, não raro, cada cronista tem seu estilo próprio no uso das palavras. Os temas comuns a esse gênero são os mais variados possíveis. Qualquer assunto cotidiano pode ser motivo de crônica.

Portanto, a estrutura de uma crônica é formada por apresentação, desenvolvimento e conclusão. Porém, como os objetivos de cada crônica são variáveis, estes elementos também têm pequenas variações.

Características. A principal característica da crônica localiza-se na sua temática: o cotidiano é o grande assunto desse gênero.

A crônica pode ser um diálogo imaginado, uma situação hipotética, algo que quase aconteceu ou que aconteceu na cabeça do autor, assim como pode misturar ficção com realidade. – Um tamanho bom de crônica é entre 2 mil e 4 mil toques (contando letras, pontuação e espaço entre as palavras), porém, o tamanho é livre.