Quais são os dois tipos de letramento?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Conheça os principais tipos de letramento e por que promovê-los!

  • Principais tipos de Letramento. ...
  • Letramento Científico. ...
  • Letramento Digital. ...
  • Letramento Matemático. ...
  • Letramento Linguístico. ...
  • Letramento Acadêmico. ...
  • Letramento Literário. ...
  • Multiletramentos.

Em resumo, o letramento é a habilidade de saber ler e escrever de acordo com o contexto das práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita, as quais se pautam na linguagem como produto cultural e social.

letramento não pode ser singular, mas sim um plural, pois há tantos letramentos quanto práticas sociais e os objetos que enformam o uso da escrita na nossa sociedade letrada, como se observa no uso do termo em expressões tais como letramento digital, letramento financeiro ou letramento midiático, para indicar a ...

Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada. Já uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. O letramento torna o indivíduo apto a organizar discursos, interpretar e compreender textos e a refletir sobre eles.

Resumo: Letramento é um conceito que, juntamente com o de alfabetização, refere-se ao processo de ensino e aprendizagem da língua escrita.

Uma pessoa letrada sabe usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. Codificar e decodificar a escrita e os números. Organizar discursos, interpretação e compreensão de textos, reflexão. Deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua.

O letramento denota a codificação e decodificação, indo além do domínio alfabético e ortográfico. Alfabetizar letrando resulta num ensino com mais qualidade, que busca formar cidadãos pensantes e transformadores da sociedade. Letramento e alfabetização são processos distintos, mas interligados e interdependentes.

Segundo o prof. Rafael Falcón, existe cinco graus de letramento, sendo eles, começando pelos superiores, o passivo-culto, o passivo-refinado, o passivo-incipiente, passivo-bruto completo e, por fim, o passivo-bruto incompleto.

Os métodos sintéticos, partem da leitura dos elementos gráficos até a leitura da totalidade das palavras. São eles: alfabético, fônico e silábico. Já os métodos analíticos partem da leitura da palavra, frase ou conto para o reconhecimento dos elementos gráficos (sílaba e letra).

O letramento surgiu como objetivo de completar a alfabetização no contexto social, desenvolvendo habilidades nos alunos de forma que eles consigam interagir com segurança de se, no seu meio social, trazendo para os alunos os usos sociais da leitura e escrita.

O letramento na Educação Infantil, segundo a BNCC
A proposta visa nortear habilidades, atitudes e valores que as crianças de 0 a 5 anos devem desenvolver, além de propor seis direitos de aprendizagem (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) considerados fundamentais.