O que são latifundiários no Brasil?

Perguntado por: npaz5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Latifúndios são grandes propriedades agrícolas pertencentes a um proprietário, empresa ou família, podendo ser produtivos ou improdutivos. Latifúndio é uma grande propriedade rural geralmente não cultivada e não explorada, portanto representa terras com reduzido aproveitamento econômico, improdutivas.

Um latifúndio, estrutura fundiária, concentração fundiária, ou indústria fundiária é uma propriedade agrícola de grande extensão pertencente a uma única pessoa, uma família ou empresa e que se caracteriza pela exploração extensiva de seus recursos.

Significado de Latifundiário
Dono de uma vasta propriedade agrícola, de uma grande propriedade rural. adjetivo Relacionado com o latifúndio, com a propriedade rural ou com a grande extensão de terra em que, geralmente não explorada nem cultivada.

Confira quem são nossos líderes de produção.

  • 3º lugar: Grupo Amaggi – 258 mil hectares.
  • 2º Lugar – SLC Agrícola – 468,2 mil hectares.
  • 1º lugar: Grupo Bom Futuro – 583 mil hectares.

Há exatamente 170 anos, o Brasil tomou uma medida que seria determinante para a sua histórica concentração fundiária. Em 18 de setembro de 1850, o imperador dom Pedro II assinou a Lei de Terras, por meio da qual o país oficialmente optou por ter a zona rural dividida em latifúndios, e não em pequenas propriedades.

O controvertido empresário Falb Saraiva de Farias, de 78 anos, ainda não desistiu de ser reconhecido como dono de 12,7 milhões de hectares e de ficar rico com a exploração de suas propriedades em sete municípios do Amazonas e um do Acre.

Os latifúndios são as grandes propriedades privadas de terra. Nesse tipo de local, a agropecuária segue, geralmente, um sistema moderno de produção, com uma grande quantidade de maquinários e aparelhos tecnológicos para controlar e melhorar o processo produtivo.

No Brasil, 2 mil latifúndios ocupam área maior que 4 milhões de propriedades rurais.

Garcia D' Ávila, dono do maior latifúndio do mundo.

As origens do latifúndio no Brasil remontam ao seu passado colonial. Desde tempo aonde capitanias hereditárias foram subdivididas em sesmarias para exploração, grandes propriedades de terra foram tomando formato. Nada de lonas plásticas ou tecnologias avançadas neste período.

Cerca de 3% do total das propriedades rurais do país são latifúndios, ou seja, tem mais de mil hectares e ocupam 56,7% das terras agriculturáveis – de acordo com o Atlas Fundiário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O latifúndio é uma grande propriedade rural, este pode ser estabelecido por dois critérios: o imóvel que tenha mais de 600 vezes o módulo rural médio de uma região ou o imóvel pode ser até menor que 600 vezes o módulo rural, mas se ele não atender a função social, será considerado latifúndio.

De acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de cinco milhões de estabelecimentos rurais.

Os dois tipos de latifúndio existentes no Brasil-Colônia são o engenho açucareiro e a fazenda. O açúcar representará a primeira grande atividade econômica do país, sendo cultivado em toda a faixa litorânea do território.

3 sinônimos de latifúndio para 1 sentido da palavra latifúndio: Propriedade rural extensa: 1 herdade, fazenda, terra.

Promulgada por D. Pedro II, esta Lei contribuiu para preservar a péssima estrutura fundiária no país e privilegiar velhos fazendeiros. As maiores e melhores terras ficaram concentradas nas mãos dos antigos proprietários e passaram às outras gerações como herança de família.