Como trabalhar o letramento nos anos iniciais?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 19 votos

É importante que o educador faça o uso da leitura e da escrita, utilizando diversos portadores de textos, que contenham diferentes gêneros textuais, como leitura de anúncios, revistas, jornais, realizações de bilhetes, cartas, para que assim a criança possa se interagir ao mundo letrado, logo no início de sua ...

15 atividades de alfabetização e letramento para crianças

  1. Caça às letras. Prepare cartelas com as letras do alfabeto e esconda-as em diferentes locais da sala de aula ou ao ar livre. ...
  2. Bingo das letras. ...
  3. Formação de palavras com letras móveis. ...
  4. Jogo da memória de palavras e figuras. ...
  5. Leitura compartilhada. ...
  6. Reconto de histórias.

O educador precisa levar em conta a cultura e o tempo de cada um para compreender esses processos. Propor atividades que envolvam as práticas sociais das crianças é alfabetizar letrando. Mais do que ensinar a ler e escrever, ensinar a usar essa prática no dia a dia.

Além da leitura, são utilizados colagens, pinturas, desenhos e outras atividades. As cartinhas também são clássicos usados para promover alfabetização e letramento. Os professores e responsáveis podem incentivar os pequenos a produzirem cartões de mensagens e recadinhos para diferentes momentos.

“Letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita”.

O letramento na Educação Infantil, segundo a BNCC
A proposta visa nortear habilidades, atitudes e valores que as crianças de 0 a 5 anos devem desenvolver, além de propor seis direitos de aprendizagem (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) considerados fundamentais.

Em sala de aula, desenvolver trabalhos e atividades pautados na colaboração é uma prática bastante rica para o alfabetizar letrando, haja vista que a cooperação entre as crianças é um meio eficaz para favorecer a troca de experiências e a discussão em contextos reais sobre práticas de leitura e escrita.

PRÁTICAS DE LETRAMENTO
E para que isso aconteça é preciso que o professor adote práticas diárias de letramento: Promover práticas diárias de leitura, de livros, de jornais, revistas em sala de aula. Transformar a sala de aula em um ambiente alfabetizador no qual o aluno tenha contato direto com leitura e escrita.

Os eventos de letramento ocorrem em diferentes espaços sociais, assumem diferentes formas e têm funções variadas. No cotidiano de uma sala de aula, por exemplo, podem ser identificados em situações em que professor e alunos conversam sobre um livro lido pela turma ou sobre uma notícia de jornal comentada por um aluno.

Saiba como iniciar a criança no mundo letrado:
Questione a criança sobre o som das palavras. Use a musicalidade para letrar a criança. Dê o exemplo e seja um adulto interessado pela leitura e escrita. Incentive a criança a escrever suas próprias histórias.

CINCO EIXOS: No aprendizado da língua escrita cinco eixos fundamentais são considerados: 1-Compreensão e valorização da cultura escrita (letramento); 2-Apropriação do sistema de escrita (alfabetização); 3-Leitura e interpretação de textos; 4-Produção de textos escritos; 5-Desenvolvimento da fluência em oralidade.

Conheça os principais tipos de letramento e por que promovê-los!

  • Principais tipos de Letramento. ...
  • Letramento Científico. ...
  • Letramento Digital. ...
  • Letramento Matemático. ...
  • Letramento Linguístico. ...
  • Letramento Acadêmico. ...
  • Letramento Literário. ...
  • Multiletramentos.

O letramento surgiu como objetivo de completar a alfabetização no contexto social, desenvolvendo habilidades nos alunos de forma que eles consigam interagir com segurança de se, no seu meio social, trazendo para os alunos os usos sociais da leitura e escrita.