Quais são as fases da demência?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Quais são as 3 fases da demência? Geralmente são designadas três fases de desenvolvimento da doença: a fase inicial, fase intermédia e a fase tardia. Os sintomas também são geralmente descritos como leves, moderados e severos, tendo em conta o nível de impacto e a forma como afetam a pessoa.

Os primeiros sintomas de demência tendem a ser leves. Como a demência se inicia de forma lenta e piora com o tempo, nem sempre se consegue identificar a perturbação desde o início. Além disso, as pessoas com demência normalmente têm cada vez mais dificuldade em fazer o seguinte: Encontrar e utilizar a palavra certa.

Muitas dessas causas relacionadas à demência são reversíveis, principalmente o uso prolongado de alguns medicamentos, como por exemplo, drogas usadas para hipertensão arterial, diuréticos, alguns hipnóticos. A depressão também pode esta associada à demência.

Consideramos que um indivíduo está em fase avançada de um quadro demencial quando há comprometimento cognitivo severo, caracterizado por inabilidade para caminhar, dificuldade de deglutição, perda de apetite, perda de peso, incontinência fecal e urinária com dependência completa até mesmo para as atividades mais ...

Minimize distrações e barulho – como televisão ou rádio – para ajudar a pessoa com demência a focar no que você está falando. Faço contato visual e chame a pessoa pelo nome, tendo certeza de que você tem a atenção dele ou dela antes de começar. Forneça tempo suficiente para uma resposta.

A doença de Alzheimer e a demência vascular são as principais formas de demência no idoso, correspondendo a cerca de 80% a 90% das causas. Entretanto existem outras demências que também são comuns nos idosos, como a Demência com Corpos de Lewy e a Demência Frontotemporal.

As causas não estão totalmente esclarecidas. Mas a exaustão no final do dia faz com que a pessoa com demência fique mais cansada e agitada ao entardecer. A doença também altera o raciocínio e o relógio biológico, o que dificulta diferenciar o dia da noite.

A partir do momento que o Alzheimer causar declínio cognitivo moderado a severo, a internação é recomendada para garantir a segurança própria e também de quem convive junto, garante o tratamento adequado e o acompanhamento correto da doença.

O neurologista que estuda cognição e trata cotidianamente pacientes com demência costuma ter uma grande capacidade para fazer diagnósticos mais complexos.

Idosos repetem as perguntas porque não se sentem seguros em relação ao que está acontecendo. Não é que precisem da informação, necessitam mesmo é de serem tranquilizados, por isso a resposta deve ter esse poder de trazer segurança.

As demências reversíveis são aquelas que possuem causa potencialmente tratável. Estima-se que, teoricamente, entre 8 a 9% das demências sejam reversíveis, mas, nos resultados reais, menos de 1% são revertidas.

Esta fase costuma durar de um a três anos. "É a fase mais grave e mais triste da doença, em que as pessoas apresentam demência grave, dependência completa para as atividades diárias e estão acamadas", afirmou o especialista. "É a fase final da doença", concluiu.

Uma pessoa com sintomas pode perder o interesse em hobbies ou atividades. Eles podem não querer mais sair ou realizar qualquer coisa divertida. Também podem perder o interesse em passar tempo com amizades e familiares, e podem parecer emocionalmente neutros.

4 dicas para cuidar de idosos com demência

  1. use palavras simples e sentenças curtas;
  2. utilize um tom calmo e gentil;
  3. diminua as distrações e barulhos, pois ajuda a pessoa a focar no que você está falando;
  4. faça contato visual e chame a pessoa pelo nome;
  5. forneça tempo suficiente para o raciocínio de uma resposta.

O Estado e a família têm um papel primordial na proteção do idoso. De acordo com a Constituição Fede- ral de 1988 é dever do Estado e da Família “amparar as pessoas idosas assegurando sua participação na comu- nidade, defendendo sua dignidade e bem estar e garan- tindo-lhes o direito à vida”.

Um estudo investigou como atividades físicas e mentais, como tarefas domésticas, exercícios e visitas a familiares e amigos, podem diminuir o risco de demência.