Quais são as despesas fixas e variáveis?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

A diferença entre despesas fixas e variáveis é, principalmente, a regularidade das contas. As despesas fixas são fixas no mês (apesar de seu valor poder sofrer alteração), e as variáveis alteram-se de acordo com o uso do produto ou serviço ao qual referem-se.

Os custos de serviços públicos, como água, luz e gás, são exemplos de despesas fixas. Afinal, a empresa deve pagá-los mensalmente, seja qual for o volume de vendas ou produção. Isso porque esses serviços são necessários para manter a infraestrutura e o funcionamento da empresa.

As despesas variáveis são aquelas que não possuem uma previsão absoluta de gastos, pois o consumo varia mês a mês. A alteração dos valores também está ligada ao volume de produção e venda.

Definição de despesa variável
As despesas variáveis contemplam os gastos que flutuam de acordo com o volume de produção e vendas. Devem ser cuidadosamente calculadas e projetadas para evitar que ultrapassem o orçamento estabelecido e não impliquem gastos que ultrapassem o orçamento planejado.

Tipos de Despesas Fixas incluem aluguel, taxas bancárias, seguros e outros. Como você pode ver, são despesas incorridas mesmo se a empresa não vender nada em um mês ou ficar no prejuízo. Isso faz sentido, já que o valor de aluguel, por exemplo, não depende do que a organização produziu no mês.

As despesas operacionais são classificadas em três tipos:

  • despesas administrativas;
  • despesas comerciais;
  • outras despesas.

Para descobrir o custo variável unitário de cada produto vendido no seu e-commerce, aplique a fórmula: v=V/Q. v: representa o custo variável de cada produto. V: corresponde ao custo variável total de um determinado período.

As receitas variáveis têm valor ou mesmo presença inconstante no orça- mento. Elas podem ser previstas ou inesperadas, pode-se ficar meses sem recebê-las, e seu valor pode variar bastante. Por exemplo, comissões de vendas, gorjetas, gratificações, palestras remuneradas, serviços extras nas horas vagas etc.

Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados. Exemplos: escolaridade (1, 2, 3 graus), mês de observação (janeiro, fevereiro, …, dezembro.)

Os custos variáveis são os custos que estão relacionados ao volume de vendas ou produção, ou seja, quanto maior é o volume de vendas, maior será o custo e vice-versa. O gestor da empresa é o responsável por saber os custos variáveis para identificar possíveis otimizações que incrementarão a margem de contribuição.

Comece por gastos que variam menos, como as contas de água e energia elétrica — se você mantém um consumo estável, pode até colocá-las nas despesas fixas. Depois, considere as despesas variáveis essenciais, como alimentação e transporte. Então, some as despesas eventuais (lazer, compras, hobbies, etc.).

Assim, em outras palavras, as contas fixas são aquelas que ocorrem todos os meses (ou se repetem em um determinado período), não sendo necessariamente ligadas ao volume de produção ou de vendas. É muito importante lembrar que esses gastos ocorrem em caso de faturamento ou não.

As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.

Podem ser consideradas despesas fixas contas como aluguel, telefone e segurança. Algumas delas podem variar seu valor, mas sempre terão que ser pagas e devem estar no seu orçamento. Levando sempre em conta que mesmo que não haja receita, elas deverão ser quitadas.

Aluguel do imóvel do negócio; Contas de água, energia, gás e internet; Taxas bancárias e outros gastos frequentes da organização.