Porque o dr não atua?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

A fuga pode acontecer por vários motivos. Os mais comuns são problemas de isolamento dos cabos elétricos ou problemas nas emendas, principalmente em instalações elétricas mais antigas. Então, partindo do princípio que tem uma fuga na instalação que tenha um DR geral, ele não vai parar armado.

O que é o dispositivo DR? O dispositivo Diferencial Residual (DR) é um interruptor que desliga automaticamente a corrente elétrica quando identifica alguma fuga de corrente ou vazamento de energia dos condutores. Ele desarma o disjuntor onde ocorreu a falha, prevenindo eventuais choques elétricos.

Conecte novamente os equipamentos nas tomadas e os ligue. Opção A: Se o DR novamente não desarmar, podemos descartar a fuga de corrente ou curto na instalação. O que pode ter acontecido foi apenas uma sobrecarga por mal uso.

Quando uma corrente de fuga é detectada, o dispositivo DR atua rapidamente para interromper o fornecimento de energia elétrica. Ele desliga o circuito de forma automática, reduzindo o risco de choques elétricos e protegendo a integridade das pessoas e dos equipamentos elétricos.

O DR é um aparelho que analisa a corrente que entra e que sai de um circuito. Se caso a corrente que sai é diferente da que entra, significa que existe uma fuga de corrente em alguma parte do circuito, assim que detecta o DR desarma, fazendo com que o circuito fique desenergizado.

Você está tomando um banho mais demorado e, do nada, a eletricidade cai. Antes de entrar em pânico, primeiramente abra o quadro de luz e confira se todos os disjuntores estão no modo “on”. Caso não esteja, para restabelecer a energia imediatamente, basta religar sua chave.

Causas de acionamento do DR.
Há vários casos onde o DR irá ficar desarmando, podendo citar alguns, como: quando chuveiro não for compatível, defeito de fábrica na resistência do chuveiro, pois pode haver uma falha na isolação da resistência ou algum defeito interno do DR.

Para saber se há fuga de corrente, é preciso desligar a chave geral e observar se o medidor está ou não girando. Se ele não girar, quer dizer que a instalação elétrica está com defeito. Caso contrário, o problema pode estar no medidor, o que deve ser resolvido com a distribuidora de energia.

Algo está ocasionando curto ou sobrecarga e o DR por ser um dispositivo de segurança desarma ao detectar a fuga. Provavelmente o neutro não está ligado na linha comum,mas caso esteja verificar a carga aplicada neste disjuntor. este tipo de disjuntor é muito sensível a picos de energia.

Para testar se o disjuntor está queimado, é necessário o uso do multímetro ou alicate amperímetro. Coloque o aparelho na escala de “Teste de continuidade”, ao encostar as pontas de teste uma na outra, o aparelho faz um “bip”. Importante: Retire o disjuntor da rede antes de realizar o teste.

use dr dr i dr quando você quiser chamar. como disjuntor geral não faça isso porque pode haver um problema.