Como saber se o disjuntor e Dr ou não?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Para diferenciar um Disjuntor DDR de um DR , temos alguns detalhes no DR por exemplo a manopla é de cor cinza e a corrente de fuga é identificado no corpo do dispositivo por exemplo 30mA e no DR tem o botão de teste na parte frontal do mesmo , outro detalhe é a simbologia do DR é diferente do disjuntor.

DR ( Disjuntor Residual ) é um dispositivo de proteção contra choques elétricos, para proteção de seres humanos e animais. Diferente de um disjuntor termomagnético, no qual a característica desse dispositivo é proteger o equipamento cujo o circuito está ligado a ele, e não proteger as pessoas e animais.

use dr dr i dr quando você quiser chamar. como disjuntor geral não faça isso porque pode haver um problema.

Dica, IDR tem descrita somente a corrente elétrica dele que é 40A, já o DDR tem descrita a curva e corrente elétrica. Outro ponto que podemos observar é o diagrama ilustrado no IDR, nele não é possível identificar a parte do diagrama responsável pelo disjuntor.

Como instalar um dispositivo DR
A instalação deverá ser feita antes ou depois do disjuntor do respectivo circuito. O ideal é que toda a instalação de uma residência esteja protegida por um dispositivo DR. Dessa forma, tanto você, quanto seus familiares, estarão protegidos em qualquer cômodo da casa.

IDR COMO DISJUNTOR GERAL
Esse é um erro grosseiro. Usar o IDR no lugar do disjuntor, além de mais caro, não protege os circuitos. Se houver curto circuito ou sobrecarga, o IDR não vai desarmar, podendo causar danos aos equipamentos. O risco de incêndio no imóvel também é enorme.

Existem dois tipos de dispositivos DR: o Disjuntor Diferencial Residual (DDR) e o Interruptor Diferencial Residual (IDR).

Quando existe uma diferença de corrente entre uma das fases ou entre a fase e o neutro, o dispositivo DR desarma imediatamente, pois houve ali uma fuga de corrente.

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

Em instalações residenciais, o Dispositivo DR é obrigatório em circuitos que alimentam tomadas de corrente em áreas externas e molhadas, como banheiros, cozinhas, áreas de serviço e lavanderias. Além disso, é recomendado instalá-lo em circuitos que alimentam tomadas em áreas internas de piscinas e fontes.

O dispositivo Diferencial Residual (DR) é um interruptor que desliga automaticamente a corrente elétrica quando identifica alguma fuga de corrente ou vazamento de energia dos condutores. Ele desarma o disjuntor onde ocorreu a falha, prevenindo eventuais choques elétricos.