É normal o casal discutir?

Perguntado por: dbotelho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Brigas e discussões são consideradas normais e praticamente inevitáveis em qualquer relacionamento amoroso, mas se você e seu parceiro nunca enfrentam debates calorosos marcados por irritações e desacordos, podem estar vivendo em dois diferentes extemos, sem mesmo perceber.

Viver brigando com frequência não faz bem qualquer relacionamento; claro que algumas discussões eventuais e pontuais são absolutamente normais, afinal cada indivíduo é único e diferente, tendo opiniões próprias e divergentes. No entanto, desentendimentos constantes tendem a desgastar a convivência do casal.

Em qualquer relacionamento, tem momentos em que o casal não se entende. Isso é normal e faz parte do crescimento juntos. Desta forma, entre tudo o que fazer quando o casal não se entende, é importante praticar uma comunicação eficaz, tempo e espaço, empatia e considerar a terapia de casal.

É quase impossível nunca discutir em relacionamentos mais longos. Nenhum casal do mundo tem as mesmas visões em relação a todos os assuntos — e é ridículo esperar que as pessoas que namoram ou são casadas jamais discutam. Desavenças são normais!

Se um parceiro não está mostrando respeito ao outro, é um sinal de que o relacionamento está em crise. Isso pode incluir falar com condescendência, insultar, criticar, desconsiderar os sentimentos da outra pessoa, ou apenas agir de forma negligente. Respeito mútuo é fundamental em qualquer relacionamento saudável.

Além de superar o egoísmo e a imaturidade, os casais vão defrontar-se com outras causas comuns de conflito, incluindo fatores como: A adaptação ao estilo um do outro no início do casamento. As diferenças inerentes aos homens e às mulheres.

Mas aqui estão cinco sinais que são reveladores:

  • #1: Disponibilidade emocional reduzida. ...
  • #2: Falta de engajamento na resolução de conflitos. ...
  • #3: Diminuição da intimidade e do afeto. ...
  • #4: Falta de esforço na manutenção do relacionamento. ...
  • #5: Maior foco em atividades egoístas.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

Confira agora quais são esses comportamentos e saiba de que maneira você pode se livrar dessas atitudes inaceitáveis.

  • Comunicação inadequada. A comunicação é a base de qualquer relacionamento saudável. ...
  • Desrespeito. ...
  • Infidelidade. ...
  • Abuso. ...
  • Manipulação. ...
  • Falta de compromisso e apoio.

Como identificar se é amor ou costume
Um casal apegado à rotina e focado em hábitos tem medo de mudar. O apego faz com que todos os dias sejam iguais, impede o crescimento e o progresso de cada um como indivíduo, colocando-o em estado de inércia não só na relação, mas com outras partes da vida, também.

Falta de intimidade
Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.