Qual o significado psicológico de uma pessoa que fala alto?

Perguntado por: amonteiro4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Quem fala alto demais pode ter traços de narcisismo.

Muitos afirmam que falar alto — ou baixo — é uma questão genética. Entretanto, a pesquisadora afirma que se trata mais de uma questão de influência do ambiente. No caso do entorno familiar, por exemplo, membros de famílias numerosas e barulhentas são obrigados a falar alto ou do contrário não serão ouvidos.

Voz muito alta é indicativa de várias causas, é muito importante que seja feito um exame audiométrico objetivando avaliar audição. Faz-se importante também consultar otorrinonolaringologista, endocrinologista e fonoaudiologia.

Significado de Falador
adjetivo, substantivo masculino Que ou aquele que fala muito; loquaz. Indiscreto. [Brasil] Maldizente, mexeriqueiro.

Como lidar com um colega de trabalho fala alto demais?

  1. Dê um feedback sincero, em momento apropriado. Agende um momento para conversar com o seu colega. ...
  2. Jamais o interrompa. ...
  3. Mantenha o seu tom de voz mais baixo. ...
  4. Converse com a liderança. ...
  5. Entenda que as pessoas são diferentes.

Todavia, uma pessoa que fala de forma mais retraída, com a voz mais baixa, provavelmente é uma pessoa mais tímida, introvertida. Portanto, o ritmo e a necessidade conforme o ambiente e entorno são alguns dos principais fatores para direcionar a nossa comunicação.

Por trás desse comportamento, pode estar a ansiedade. Falar demais é uma forma de aliviar a tensão e pode resultar, na maioria das vezes, em dizer o que não devia. Quando a pessoa se dá conta, já revelou o segredo de alguém ou expôs sua vida íntima a desconhecidos.

A verborreia pode ser uma característica da personalidade da pessoa, no entanto é possível também que aconteça como consequência de situações do dia a dia, como rotina acelerada, nervosismo ou ansiedade, o que pode ser acontecer durante a apresentação de um trabalho ou durante uma entrevista de emprego, por exemplo.

O tom de voz comunica o tipo de relação que duas pessoas têm ou podem vir a ter. Ele nem sempre é o mesmo, podendo variar tanto de pessoa para pessoa quanto de situação para situação. No fim das contas, a maneira como você se comunica define quem você é e quem você deseja alcançar.

1. Falar baixo. Falar em um tom de voz baixo, não gritar, falar calmamente.

Resposta. Falar é um ato realizado entre pessoas quando se quer transmitir uma mensagem de forma sagaz e compreensível, estimulado em tons normais. Gritar é um ato realizado quando se há um aumento no tom de voz de um individuo, geralmente utilizado quando se quer chamar atenção.

Quando outras pessoas falam com você elevando a voz, é normal se sentir intimidado, assustado e diminuído na sua habilidade de responder de maneira apropriada. Mas a chave para lidar com essa situação é perceber que quem está usando uma técnica furada de comunicação é a outra pessoa.

Falar pouco se torna preocupante quando é um sinal de uma introspecção prolongada, ou seja, o indivíduo se fecha completamente para o mundo e guarda apenas para si tudo o que sente. Esse comportamento é bastante comum entre aqueles que são excessivamente tímidos ou que passaram por alguma experiência traumática.

Oi normalmente a fala muito rápida está diretamente ligada a ansiedade ou pode ser uma pessoa hiperativa. É importante passar por uma avaliação psicológica para pode definir o que o faz falar tão rápido e quanto isso pode afetar em sua vida.

Como lidar com pessoas quietas.

  1. Não pare uma conversa em grupo para chamar a atenção para o fato de que fulano está quieto. ...
  2. Se essa pessoa falar, não faça alvoroço. ...
  3. Incentive ela a participar da conversa.