Qual é a diferença entre a fala e a voz?

Perguntado por: dmaciel . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

A VOZ é o som produzido pelo ar que sai dos pulmões, atravessa a laringe, vibrando as pregas vocais. É o som com o qual o canto e as palavras são emitidas. A FALA é o som articulado e moldado pela garganta, dentes, língua, bochechas e lábios.

A voz é o som produzido pelo ar, lançado dos pulmões na laringe e vibra as pregas vocais. É o som com que se modulam as palavras ou o canto. A fala é o som articulado e moldado pela garganta, dentes, língua, bochechas e lábios. Para falar, movimentamos cerca de uma dúzia de músculos da laringe.

O verbo “falar” está ligado à capacidade que o ser humano possui em se “comunicar por intermédio das palavras”, isto é, pela fala. Já o verbo “dizer” está conectado à ideia de informar ou transmitir alguma coisa que faça sentido e tenha lógica.

Resposta verificada por especialistas. As pregas vocais se abrem e se fecham de acordo com a nossa respiração. Quando o ar é expulso dos pulmões pelo diafragma e passa pelas pregas vocais, estas vibram e o ar se modifica para um pulso sonoro.

Fala é atividade linguística que se realiza por meio de sons produzidos pelo aparelho fonador humano a fim de veicular significados.

A fala se refere a forma como as pessoas se comunicam oralmente. Para que a fala seja compreendida, é necessário que o receptor (a pessoa que escuta) compreenda a língua em que a mensagem foi transmitida.

Existem diferentes tipos de linguagem: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal é aquela que utiliza palavras para transmitir uma mensagem. Exemplos: e-mail, jornal, livro. A linguagem não-verbal é aquela que utiliza imagens, sinais, gestos, entre outros para transmitir uma mensagem.

Conversar; tagarelar. 8. Discursar; exortar; tomar por tema (do discurso).

A voz humana é produzida na laringe, um tubo que fica no pescoço. Dentro desse tubo, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas popular- mente de “cordas vocais” (o nome correto é pregas vocais). Para produzir a voz, essas pregas vibram com a passagem do ar dos pulmões, que é o com- bustível para o som.

Através da voz é possível transmitir ideais, sentimentos e intenções no ato comunicativo. Este instrumento pode ser usado para falar, cantar, gargalhar, bocejar, soluçar, chorar, gritar etc. O tom da voz pode ser modificado para sugerir emoções como raiva, surpresa e felicidade.

Para isso, precisamos saber de onde vem a voz e como ela é produzida pelo nosso corpo. A matéria prima da voz é o ar, que entra pelo nossos nariz e boca chegando aos pulmões. A produção do som irá ocorrer no momento da expiração na nossa laringe, que se localiza no pescoço.

Finalmente, é tecida a conclusão de que a fala possui três funções básicas, a saber, a fisiológica, a de meio de comunicação e a de meio psicológico. Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural. Funções psíquicas superiores.