Como tirar o DARF do MEI?

Perguntado por: umello . Última atualização: 20 de julho de 2023
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Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Emitir Guia de Pagamento" > "Emitir Darf/DAS parcial ou integral". Informe o CPF ou CNPJ do contribuinte devedor e o número da inscrição. Clique em "Emitir Darf integral" ou "Emitir Darf parcial".

Como emitir o DAS MEI?

  1. Na aba SIMEI, vá até a categoria “Cálculo e Declaração”;
  2. Acesse o item “Programa Gerador de DAS MEI” e inclua seus dados de acesso;
  3. Clique em “emitir guia de pagamento DAS”;
  4. Informe o ano-calendário atual;
  5. Selecione o período de apuração desejado;
  6. Gere o PDF do boleto MEI.

Para emitir o DARF, é necessário acessar o Sicalcweb site da Receita Federal. É preciso preencher vários campos, como identificação do contribuinte, data de referência e valor a ser pago.

A notificação e o DARF para pagar são emitidos junto do recibo de entrega da declaração. Imprima uma segunda via da notificação de lançamento por meio do programa da declaração, utilizando-se a opção Declaração > Imprimir > Recibo; ou Salvar Imagem em PDF > Recibo.

Por meio do portal e-CAC, o contribuinte deve acessar a seção “Meu Imposto de Renda”, depois ir em “Serviço Pagamento”, selecionar “Consultar”, “Débitos”, “Emitir DARF” e “Alterar Quotas”. Por fim, é só clicar em “Impressão” para obter o DARF atualizado.

Emitir o boleto do MEI é muito simples. Clicar na opção “SERVIÇOS”, localizada em “JÁ SOU” à direita da página. Feito isso, você deve clicar em “PAGUE SUA CONTRIBUIÇÃO MENSAL” e em seguida na opção “BOLETO DE PAGAMENTO”.

De modo geral, o Microempreendedor Individual é enquadrado automaticamente no Simples Nacional no momento da abertura da empresa. Com isso, ele paga apenas os impostos pertinentes a essa natureza jurídica (ISS, ICMS e INSS), ficando dispensado da cobrança de outros tributos federais.

3. Como emitir DARF online pelo programa gerador da declaração

  1. Abrir o programa que você usou para entregar a declaração, ou seja, correspondente ao ano da declaração que precisa pagar o DARF.
  2. Clicar em “Transmitidas”.
  3. Escolher seus dados ou os dados de quem precisa emitir o DARF atualizado.
  4. Emitir o novo DARF.

Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Emitir Guia de Pagamento" > "Emitir Darf/DAS parcial ou integral". Informe o CPF ou CNPJ do contribuinte devedor e o número da inscrição.

Acesse o Portal da SPU, informe o nº CPF ou CNPJ ou informe o n° do documento (DARF) e clique em 'OK' para gerar a consulta ao DARF correspondente.

A sigla DARF significa Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Basicamente, é um formulário no qual pessoas físicas e jurídicas declaram seus rendimentos, pagam impostos, contribuições e taxas de âmbito federal.

Para realizar a emissão do DARF 2022, basta acessar o portal do SICALC WEB pela internet. O Sicalcweb, além de emitir o documento de arrecadação da Receita Federal, estabelece os acréscimos, juros e multas em atraso e dá um novo prazo, conforme o informado.

A multa pode ter acréscimo de 0,33% por dia, com limite de 20% ao mês, mais 1% por mês atrasado e mais a variação da Selic, taxa básica de juros.

É possível acessar também por meio do login GOV.BR. b) Ao entrar no e-CAC, selecione a opção Consulta Pendências - Situação Fiscal > Diagnóstico Fiscal > na Receita Federal > Conta Corrente ou em Certidões e Situação Fiscal > Consulta Pendências - Situação Fiscal. Nesses locais é possível emitir o Darf atualizado.