Como saber se o nome está na malha fina?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

Você pode consultar a situação da sua declaração pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda" disponível na internet ou para dispositivos móveis (celulares e tablets). No mesmo sistema você pode consultar as suas pendências e verificar o motivo. Basta acessar e clicar no serviço "Pendências de malha".

Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual). Faça o login e encontre a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na aba “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolha o item “pendências de malha”. Aqui é possível verificar se a declaração está retida na malha fina e o motivo da retenção.

Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações.

Para isso, separamos passos simples para ajudar os gestores e funcionários do setor fiscal das empresas.

  1. Acessar o portal da Receita. Para começar, é preciso entrar no portal da Fazenda aqui. ...
  2. Selecionar menu “Serviços” e opção “Consulta NF-e Completa” ...
  3. Digitar chave de acesso. ...
  4. Confirmar o captcha.

2,7%

A probabilidade de cair na malha fina é relativamente pequena. Tendo como base os dados de 2022, por exemplo, das mais de 38 milhões de declarações enviadas, pouco mais de 1 milhão caiu na malha fina, o que representa cerca de 2,7% do total.

A declaração cai na malha fina quando ocorre alguma divergência entre as informações prestadas pela pessoa que declarou e por terceiros, como prestadores de serviços, empresas e instituições financeiras. Porém, tudo pode ser resolvido um dia após a entrega dos dados à Receita.

Ao entrar no e-CAC, o contribuinte deve acessar "Meu Imposto de Renda", do lado esquerdo da tela, em "Serviços em Destaque". Na página seguinte, aparecerão todas as declarações enviadas. Na 2023, se houver erro, haverá a informação de que há pendência de malha.

Uma das causas para a restituição ainda não ter sido paga está relacionada ao preenchimento incorreto dos dados bancários na declaração do imposto. O contribuinte pode, por exemplo, ter informado um dígito a mais ou a menos ao escrever o código do banco, número da agência ou da conta corrente.

Declaração processada e na fila de restituição
Neste caso, significa que as informações estão corretas e o contribuinte vai receber a restituição em outro lote. Os depósitos serão feitos em cinco datas, e a preferência será dada às prioridades por lei e para quem entregou primeiro a declaração.

Faça o login. Selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" Na aba "processamento" ou "Serviços do IRPF", escolha o item "pendências de malha"

A intimação de malha é enviada sempre que for necessário apresentar documentos para comprovar informações da declaração. Mas não há motivo para se preocupar. Se você declarou corretamente todas as informações, basta apresentar os documentos solicitados na intimação que sua declaração será liberada após reanálise.

Ainda, se o contribuinte for obrigado a entregar e não enviar a declaração, mantendo as pendências com a Receita, seu CPF pode ficar irregular.