Quais são as 5 fases do desenvolvimento?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 20 de julho de 2023
3.9 / 5 8 votos

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, propôs sua teoria do desenvolvimento psicossexual na infância através de 5 estágios: oral, anal, fálico, latência e genital. As famosas 5 fases de freud.

Saiba mais sobre cada uma delas, abaixo.

  • Fase oral (0 a 1 ano de vida) ...
  • Fase anal (1 a 3 anos) ...
  • Fase fálica (3 a 5 ou 6 anos) ...
  • Fase de latência (5 ou 6 anos até a puberdade) ...
  • Fase genital (da puberdade à vida adulta)

Na fase fálica que ocorre dos três aos cinco anos, a área erógena fundamental do corpo é a zona genital. Freud sustenta que nessa fase o pênis é o órgão mais importante para o desenvolvimento, tanto dos homens quanto das mulheres, por isso Freud é fortemente criticado e acusado de ser falocêntrico.

O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice. Afirmando que em cada fase, a pessoa deve aprender a resolver certos problemas específicos, originados do próprio crescimento físico e da interação com o meio.

A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Durante a vivência edipiana, a criança experimenta um movimento erótico de seu corpo em direção ao corpo da mãe e do pai, o que se difere da busca sexual da puberdade que se dirige a objetos fora do seio familiar. Assim, impulsos sexuais são dirigidos à mãe e um sentimento de ódio é dirigido ao pai (Freud, 1900/1996).

A fase de latência é uma denominação usada por Freud para compreender um intervalo no desenvolvimento da sexualidade infantil, geralmente identificada entre os seis e dez anos de idade.

O período de até 5 anos é de fundamental importância no formação do caráter de uma pessoa, quando um dos fatores principais é a presença e o cuidado dos pais. Vivemos a época da criança terceirizada.

Fase fálica na Psicanálise
Trata-se da terceira fase na evolução libidinal e se condiciona pela atenção ao falo da criança. A partir daqui a criança passa a se atentar mais no seu órgão sexual e dos próprios pais. Nisso, se tem início à sexualização do pequeno e a afetividade do mesmo consigo e o mundo externo.

Id, ego e superego: esses são os três componentes da Teoria Estrutural, que representam, respectivamente, os impulsos, a racionalidade e o senso de moral. Cada uma dessas partes é responsável por diferentes aspectos da personalidade e definem como o indivíduo age e se relaciona com outras pessoas.