Por que o CMV é importante?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 20 de julho de 2023
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Para que serve o CMV? O Custo de Mercadorias Vendidas serve como uma base sólida para compreender os resultados dos processos de venda de um negócio. Baseada no CMV, a empresa tem condições de avaliar se sua atividade comercial está obtendo lucros ou não.

O CMV ajuda a entender custos da empresa, sendo fundamental para precificação de produtos e para a busca de uma margem ideal de lucro bruto — especialmente se comparado ao CMV médio de seu setor. Também ajuda a entender a situação financeira do negócio na hora de fechar contratos e acordar condições de pagamento.

CMV é a sigla para Custo da Mercadoria Vendida. Sim, tudo tem um custo, até o que já foi vendido. Sendo assim, o CMV é, basicamente, a soma das despesas para produzir e armazenar aquela mercadoria – até que a venda seja realizada. Esse dado é importante para você conseguir calcular e dimensionar o seu Lucro Bruto.

CMV (Custo da Mercadoria Vendida) é um indicador que representa todos os custos por trás dos produtos que uma empresa vende. Ou seja, os gastos relativos à compra dos materiais, produção do item e também seu armazenamento, até que seja vendido.

O cmv ideal vai depender do tipo do seu negócio. De qualquer forma, o ideal um giro em torno de 30% a 40%. Abaixo disso já está bom, mas acima se torna um perigo para o negócio.

Quanto menor o CMV, maior será o lucro bruto da empresa. Ou seja, é uma lógica inversamente proporcional. Contudo, há determinadas empresas que estão aptas a obter lucro mesmo diante de margens consideradas baixas. As empresas de giro são exemplos disso.

Um CMV muito baixo indica com certeza queda de qualidade da matéria-prima, enquanto um valor muito alto pode demonstrar desperdício, compras mal elaboradas, preço de compra muito acima do mercado, extravio de mercadoria, desvio no estoque, entre outras questões.

Em geral, quanto maior o giro de estoque, melhor, pois significa que a empresa está lucrando mais. Mas o indicador depende muito do segmento de vendas.

Restou comprovado até agora, que a existência de CMV negativo implica ocorrência de omissão de entradas de mercadorias, ou seja, existência de entradas de mercadorias no estabelecimento, sem que as mesmas sejam registradas na escrita da empresa.

O CMV serve para calcular o lucro bruto das vendas e descobrir quanto foi investido, proporcionalmente, para conseguir vender um produto. Ele é indicado para pequenas indústrias e estabelecimentos comerciais nos quais não há grande variação de custos, ou seja, onde há algo mais próximo de um custo padrão.

Para fazer o cálculo do índice é preciso determinar o período que será analisado. Se for um mês, é necessário calcular a diferença no estoque entre o início e o final do mês, e somar o que foi adquirido no período. Sendo assim, a fórmula do CMV é dada por: CMV = Ei + C – Ef.

Utilize promoções e descontos: Ofereça promoções e descontos em itens que você precisa girar rapidamente, como frutas e verduras que estão perto de passarem do ponto. Além disso, considere oferecer descontos em novos itens no cardápio para incentivar os clientes a experimentarem.