Onde entra o estoque no DRE?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Na DRE os valores de Estoque não aparecem. É um demonstrativo gerado com base nas contas de resultado e não contas do ATIVO/PASSIVO.

Para calcular o CMV no DRE , deve-se considerar todo o estoque de um determinado período. Ou seja, quantas mercadorias tinham no início e quantas restaram ao fim. Além disso, leva-se em conta também a despesa com as aquisições e as receitas a partir das vendas.

A contabilização dos Estoques deve ser efetuada em contas apropriadas de conformidade com a função e o funcionamento de cada uma. Seguindo o conceito de liquidez, o subgrupo estoques classifica-se no Circulante, após os outros créditos.

O estoque é considerado um ativo em um balanço patrimonial e é incluído como um número que representa seu valor monetário. Consulte a Tabela 1 para obter um exemplo de balanço patrimonial.

Por exemplo, ao realizar a compra de matéria-prima, uma conta do ativo deve ser debitada, já que a conta de estoque do ativo é uma conta com natureza devedora.

Na DRE devem constar todos os impostos que a organização precisa pagar, como o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Além disso, é preciso inserir os descontos e devoluções feitas pelos clientes.

De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...

Os estoques devem ser mensurados pelo menor valor entre o custo e o valor líquido realizável. O valor líquido realizável é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios, menos os custos estimados de conclusão e os custos estimados necessários para efetuar a venda.

Conta do Ativo que representa bens de propriedade tangível destinados à venda, podendo ser classificados na indústria de acordo com seu estágio de acabamento: Matérias-Primas, Produtos em Elaboração e Produtos Acabados.

O estoque pode ser lançado a partir de um pedido de venda ou na nota fiscal, gerando uma saída de produtos do estoque. Em caso de cancelamento, a operação inversa é feita.

Estoque. As mercadorias que a empresa possui em seu estoque e que ainda não foram vendidas também constituem a conta de ativo circulante. Isso porque elas podem ser vendidas e transformadas em dinheiro rapidamente.

Geralmente o estoque, matérias-primas a serem utilizadas imediatamente, mercadorias, dinheiro em caixa, aplicações financeiras de curto prazo e contas a receber se enquadram como ativos circulantes.

Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências.

A classificação de um material de estoque é geralmente determinada com base em uma análise ABC, que envolve o cálculo do valor ou importância de cada item. Essa avaliação é realizada considerando fatores como o custo unitário, a demanda média e o valor total anual do consumo de cada item.

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

Como organizar um estoque físico: checklist

  1. Faça o mapeamento e a contagem de produtos.
  2. Classifique e registre as mercadorias.
  3. Gere um código de identificação para cada item.
  4. Organize o armazém.
  5. Faça a gestão contínua das entradas e saídas de mercadorias.
  6. Realize recontagens periódicas.
  7. Escolha uma ferramenta de gestão.