Como montar um DRE do zero?

Perguntado por: umata . Última atualização: 20 de julho de 2023
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PASSO A PASSO - Como montar um DRE do zero

  1. Levantamento das informações de receitas e deduções. Se você utiliza um sistema de gestão: ...
  2. Levante o valor dos impostos. Se sua empresa é do regime lucro real ou presumido: ...
  3. Informe seu custo de venda. ...
  4. Levante suas despesas. ...
  5. Resultado. ...
  6. Revisão e análises.

Como montar a sua DRE em 5 passos?

  1. Estruture o documento. O primeiro passo é estruturar o documento. ...
  2. Faça o levantamento dos números. O segundo passo para montar a DRE é fazer o levantamento dos números. ...
  3. Conduza os cálculos. Com os números em mãos, sua equipe de contabilidade dará início aos cálculos. ...
  4. Revise as informações.

Estrutura da Demonstração de Resultado (DRE)
Na estrutura conceitual dos elementos que compõem a DRE, basicamente, teremos receitas, custos e despesas auferidas em um determinado período. Os fatos contábeis serão alocados nos grupos e subgrupos e de maneira dedutível confrontando as receitas e despesas.

Quando mais amplo, mais estratégica a visão.

  1. Uma estrutura resumida seria:
  2. Receita Bruta.
  3. Passo 1: Obter a Receita Líquida.
  4. Passo 2: Obter o Lucro Bruto.
  5. Passo 3: Obter o Resultado Operacional Antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro.
  6. Passo 4: Obter o Resultado Líquido do Exercício.

A DRE é um documento que mostra as receitas e despesas da sua empresa em um determinado período, geralmente um ano. Ela é composta por várias linhas que indicam os valores de vendas, custos, impostos, lucro bruto, lucro operacional e lucro líquido.

De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...

É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.

O cálculo do ICMS é feito de forma bem simples. Basta multiplicar o valor da mercadoria pela alíquota referente ao estado em que ocorre a venda do produto ou serviço.

A DRE é confeccionada junto com o Balanço Patrimonial, e deve ser assinada por um contador habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Lembrando que o CMV geral do negócio pode ser encontrado no DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), onde os custos de mercadorias vendidas são separados das outras despesas do negócio, mostrando exatamente qual o lucro bruto e o resultado líquido da empresa.

Como fazer o balanço patrimonial em 5 passos

  1. 1 – Determine um período. ...
  2. 2 – Pontue seus ativos. ...
  3. 3 – Pontue seus passivos. ...
  4. 4 – Faça o cálculo do patrimônio líquido. ...
  5. 5 – Compare o total do passivo e do patrimônio líquido com os ativos.

Para calcular receita líquida, é muito simples: basta fazer a relação entre a receita bruta e as deduções, como impostos, taxas, despesas de vendas e cancelamentos. Assim, a equação para a seguinte métrica é dada por: Receita Líquida = receita bruta – deduções.

Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. Dessa forma, a prática detecta apenas se houve lucro ou prejuízo.

Passo a passo para fazer o fluxo de caixa

  1. Registre as suas movimentações financeiras. Você confia na sua memória para saber o dinheiro que recebe e o que é gasto com despesas? ...
  2. Categorize suas despesas e receitas corretamente. Anotar todos os valores que entram e saem é trivial. ...
  3. Projete todos os próximos meses.