O que é o CPV no DRE?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Custo do produto vendido, ou CPV, é um indicador que agrupa todos os custos relacionados à produção de um determinado produto. Ele está presente no DRE e serve como base de cálculo para inúmeras outras análises administrativas e financeiras, auxiliando, inclusive, nas estratégias de marketing e promoção.

Para calcular o CPV, utilizamos a fórmula: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF. Para o CMV, recorremos à fórmula: CMV = estoque inicial + compras feitas – estoque final.

A fórmula do CPV é: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF.

Os Custos Operacionais, que no caso de uma empresa comercial, o CMV (Custo das Mercadorias Vendidas), no caso de uma empresa industrial, o CPV (Custo do Produto Vendido) e no caso de uma empresa prestadora de serviço, o CSP (Custo do Serviço Prestado), apesar da denominação de “custos”, são, em sua essência, despesas, ...

CMV: o que é e como funciona o Custo de Mercadoria Vendida? Essa diferença é basicamente sobre a forma com que o produto foi produzido. Se ele é originário de produção interna, o indicador certo para demonstrar os custos incorridos até a sua venda é o CPV.

Na DRE os valores de Estoque não aparecem. É um demonstrativo gerado com base nas contas de resultado e não contas do ATIVO/PASSIVO. Espero ter ajudado.

CMV (Custo da Mercadoria Vendida) é a soma de tudo que a empresa gasta para comprar, produzir e estocar seus produtos e mercadorias até que eles sejam comercializados. Inclui o pagamento dos fornecedores, custo do frete, incidência de impostos, seguros, dentre outros gastos.

O que é CSV (Custo de Serviço Vendido)?
O CSV (Custo de Serviço Vendido) é um indicador bastante utilizado na gestão de negócios e que mensura o quanto custa para uma empresa a venda de cada um dos seus serviços.

Em resumo, ao encontrar a DRE receita líquida, deve-se subtrair os custos com mercadorias comercializadas ou serviços prestados. Posteriormente, com o resultado operacional bruto, pode-se retirar os valores das despesas fixas, para encontrar a receita operacional líquida, ainda sem a dedução dos impostos.

Quanto menor o CPV, melhor. Contudo, ele perde seu efeito se não é bem segmentado ou se é colocado em páginas de alto tráfego sobre assuntos não relacionados ao seu negócio.