Quais são as complicações da colonoscopia?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Tais complicações podem ser decorrentes do preparo intestinal, de perfuração, sangramento, lesão de mesentério, lesões de órgãos extracólicos, complicações cardiovasculares e infecção.

As complicações são mais comuns quando se necessita retirar um ou mais pólipos. Ainda assim, o risco é muito baixo. Sangramentos podem ocorrer a partir de biópsias ou remoção de pólipos, mas é geralmente mínimo e podem ser facilmente controlados. Outra complicação possível, mas rara, é a perfuração do cólon.

Pode ocorrer perfuração intestinal durante a introdução do colonoscópio. Esta temida complicação ocorre em cerca de 0,05% das colonoscopia com finalidade diagnóstica.

Os sintomas de uma perfuração intestinal durante ou após uma colonoscopia podem variar, dependendo da gravidade da lesão. Alguns sintomas comuns incluem dor abdominal intensa, distensão abdominal, febre, náuseas e vômitos.

Cólicas ou inchaço após o procedimento geralmente são causados ​​pelo dióxido de carbono usado para inflar o cólon e visualizar melhor possíveis pólipos.

A perfuração intestinal é uma condição que exige atenção médica imediata. Essa condição ocorre quando um orifício ou rompimento se forma no revestimento do intestino. Isso permite que o conteúdo intestinal vaze para a cavidade abdominal, resultando em uma infecção potencialmente perigosa chamada peritonite.

Preparo para a Colonoscopia
O exame pode não ser realizado se o cólon ainda tem fezes . Além disso se o preparo estiver inadequado, pequenos pólipos ou lesões podem não serem vistos pelo médico, prejudicando assim a qualidade do exame e consequentemente a sua saúde também.

Os sintomas de uma perfuração do trato digestivo incluem:

  1. Dor intensa e súbita no abdômen ou tórax.
  2. Sudorese.
  3. Desconforto abdominal e rigidez ao toque.
  4. Enjoo.
  5. Vômitos.

No caso da colonoscopia ser realizada sem anestesia (com o doente acordado), o médico vai iniciar o procedimento com a aplicação de um gel anestésico/lubrificante através de um toque retal.

– Hidratação: 04 copos (de 250 ml) de líquidos claros pela manhã, 04 copos durante a tarde e 04 copos durante a noite. – Repouso: em casa, por pelo menos 24 horas.

Realizado geralmente sob sedação endovenosa, o exame permite que o paciente durma e não sofra nenhum desconforto durante o procedimento. O aparelho, que é introduzido pelo ânus, pode avaliar possíveis lesões na superfície interna do intestino, como tumores ou pólipos. A colonoscopia serve para quê?

O desconforto que a colonoscopia provoca é devido ao ar usado para inflar o cólon. O paciente costuma sentir cólicas, que podem ser mais fortes ou mais fracas dependendo de cada caso.