Como saber se eu estou com cisto?
A maioria das mulheres não apresenta sintomas, principalmente se forem cistos pequenos, de 2 ou 3cm. Caso os cistos cresçam, existem alguns sintomas associados, como dor na barriga, aumento do volume abdominal, problemas urinários e intestinais, com dificuldade para evacuar.
Como descobrir se é cisto
Os sintomas do cisto variam de acordo com o caso e região onde ele está localizado. Geralmente os cistos podem ser vistos a olho nu – são alterações visíveis e da cor da pele. Em alguns casos a coloração pode ser amarela e ele pode ser doloroso, o que depende da localização do corpo e do avanço do cisto.
Como saber se estou grávida ou se é o cisto
Como identificar o cisto no ovário? A forma mais eficaz para identificar um cisto no ovário é por meio do ultrassom transvaginal, pois nem sempre é possível a detecção ao exame de toque.
O que causa um cisto no ovário
Os cistos foliculares ou funcionais são aqueles que costumam surgir quando o óvulo está em desenvolvimento, ou seja, dentro do ciclo menstrual. Durante esse período, líquidos são acumulados ao seu redor ou dentro do ovário, originando-se assim um cisto folicular.
Quem tem cisto sente
Mas a maioria dos cistos pequenos não produzem nem sinais (como sentir com o tato uma espécie de bolinha) e nem sintomas (como dor e ardência). Geralmente, cistos aparecem e desaparecem naturalmente, às vezes sem nem ser notados.
Quem tem cisto pode menstruar
Sim, pois o cisto no ovário também tende a causar alterações hormonais no organismo, o que pode interferir no ciclo menstrual. Em geral, os tipos de cistos que costumam atrasar a menstruação são os cistos de corpo lúteo que não se romperam para liberação do óvulo.
Como é a menstruação de quem tem cisto
Devido à desregulação hormonal gerada, a presença de cisto no ovário favorece a acne, a menstruação irregular e até a obesidade e a infertilidade. Além disso, a região em que ele fica apresenta sintomas como dor, ruptura e sangramento, como será detalhado adiante.
É perigoso ter um cisto no ovário
Frequentemente encontrado em mulheres em idade reprodutiva, os cistos no ovário são bolsas cheias de líquido que podem se desenvolver em um ou nos dois ovários. Em geral, eles não têm potencial maligno e alguns ocorrem apenas no período menstrual. Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico.
Quem tem cisto sente a barriga mexer
Nos casos em que o cisto cresce demasiadamente, pode acontecer de ele girar ao redor do seu próprio eixo, causando uma torção. Nessas situações, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na região pélvica ou abdominal. Essa dor pode ser tão intensa que causa náuseas e vômitos.
Quanto tempo o cisto pode atrasar a menstruação
Pacientes com ovários policísticos geralmente apresentam atrasos menstruais de 2-3 meses e encontram dificuldades para engravidar por falta de ovulação.
Que tem cisto pode engravidar
O cisto no ovário não causa infertilidade, porém a mulher pode apresentar dificuldades de engravidar em razão das alterações hormonais que podem causar a formação do cisto. Com acompanhamento médico e tratamento adequado, ele tende a diminuir ou desaparecer, facilitando a fecundação.
É possível um cisto ser confundido com gravidez
A imprensa noticiou recentemente o caso de uma britânica que descobriu que sua barriga de 8 meses de gravidez era na verdade causada por um cisto no ovário. Ela estava realmente grávida, mas seu feto tinha apenas seis semanas, era ainda muito pequeno e acabou não resistindo.
Quando tem cisto no ovário sente dor
Os cistos ovarianos e as dores nas costas geralmente estão ligados porque um crescimento no ovário às vezes pode causar desconforto na região lombar. Essa dor pode ser causada pelo tamanho, posição ou crescimento do cisto. Também pode ser determinado pelo número de cistos que uma mulher tem em seus ovários.
Qual exame fazer para saber se tem cisto no ovário
O exame ginecológico por imagem mais utilizado para detectar cisto no ovário é a Ultrassonografia Pélvica Transvaginal (Ecografia). O procedimento pode detectar pequenos cistos ovarianos imperceptíveis ao exame físico clínico.
Quanto tempo dura um cisto no ovário
Cisto folicular
Forma-se quando não há ovulação ou quando o óvulo não sai do ovário durante o período fértil. Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas. Trata-se normalmente de um cisto sem sintomas e que não demanda tratamento.
Onde dói o cisto
Caso os cistos cresçam, existem alguns sintomas associados, como dor na barriga, aumento do volume abdominal, problemas urinários e intestinais, com dificuldade para evacuar.