O que não fazer antes do exame de colonoscopia?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 5 votos

⋈ O jejum antes do exame deverá ser 3 horas, no mínimo, lembrando que a alimentação na véspera será especial: SEM RESÍDUOS. ⋈ Nos cinco dias que antecedem o exame, não se deve fazer procedimentos com o uso de contraste por via oral, como o exame de trânsito intestinal.

Alimentos proibidos: frutas e hortaliças com fibras (laranja, mamão, manga, etc.); verduras e vegetais com sementes (jiló, quiabo, pepino, tomate, etc.); feijão; ervilha; lentilha; leite e derivados. Véspera do exame = um dia antes do exame: Café da manhã: café ou chá e sucos coados.

NÃO é permitido ingerir: alimentos de cor vermelha, carnes vermelhas, verduras e legumes em geral, feijão, frutas, cascas de frutas ou legumes, bebidas de cor escura (suco de uva, café, refrigerantes ou chás escuros), bebidas alcoólicas e leite ou derivados do leite (iogurtes, queijos, requeijão etc).

Dieta nos 3 dias antes do exame:
NÃO COMER: carne vermelha, produtos com grãos (cereais e pães integrais), frutas com sementes (goiaba, tomate, laranja, uva, melão, melancia), alimentos com cascas (milho, feijão) e folhas verdes.

A Colonoscopia é um exame que para ser realizado com sucesso, o intestino deve estar absolutamente limpo. O intestino é considerado limpo quando as fezes eliminadas nas evacuações for um liquido limpo, claro, transparente.

No caso da colonoscopia ser realizada sem anestesia (com o doente acordado), o médico vai iniciar o procedimento com a aplicação de um gel anestésico/lubrificante através de um toque retal.

O sedativo leva tempo para desaparecer completamente. Os pacientes podem ter que permanecer na clínica durante 1 a 2 horas após o fim da colonoscopia. A recuperação total da sedação só está prevista para o dia seguinte.

– Hidratação: 04 copos (de 250 ml) de líquidos claros pela manhã, 04 copos durante a tarde e 04 copos durante a noite. – Repouso: em casa, por pelo menos 24 horas. – 03 dias depois do exame deve ser evitado: carne vermelha, frutas com bagaço e sementes em geral.

Cólicas ou inchaço após o procedimento geralmente são causados ​​pelo dióxido de carbono usado para inflar o cólon e visualizar melhor possíveis pólipos. — Normalmente, esse desconforto diminui dentro de algumas horas após o procedimento, à medida que o gás é reabsorvido ou eliminado — ele esclarece.

- Pode comer: bolacha, macarrão, iogurte, carne branca, purê de batata e pão francês. - Beba bastante líquido durante o dia, em torno de 8 copos: água, chás, Gatorade, isotônico e água de coco.

Na véspera do exame
Durante o dia, o paciente deve ingerir, no mínimo, 2 (dois) litros de líquidos claros sem resíduos, como água, chás claros, sucos coados ou em caixa e bebidas isotônicas (Gatorade® ou outro).

- É obrigatório fazer jejum de alimentos sólidos. - Só é permitido ingerir líquidos claros, a exemplo de água, sucos claros coados, bebidas isotônicas claras e chá, até 4 horas antes do horário do exame agendado para o exame. Água de côco e leite NÃO devem ser ingeridos.

Após o efeito da medicação, o paciente está liberado para ir para casa, com acompanhante e com restrição para a condução de veículos e atividades que necessitem de atenção, para o resto do dia. Quanto tempo dura a colonoscopia? O exame, propriamente dito, dura em média de 30 a 40 minutos.

Deverá comer alimentos fáceis de digerir (sopas, bolachas de água e sal, torradas, frango, peixe ou vegetais cozinhados). Não coma alimentos que possam causar flatulência e gases, como por exemplo: feijão, cebola, alho, couve, brócolos, couve-flor, chocolate e alimentos condimentados.

A colonoscopia é realizada com anestesia geral.
Na maioria dos casos, a dor provocada pela colonoscopia é bem tolerada pelos pacientes, exigindo graus de leve a moderados de sedação e analgesia.

Alguns pacientes acordam após algumas horas, outros demoram vários dias. Alguns fatores contribuem o paciente demorar a acordar, entre eles podemos citar: Uso prolongado de drogas sedativas. Uso de doses elevadas de drogas sedativas.