Quem tem hemorróida pode fazer o exame de colonoscopia?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

NÃO EXISTE UMA CONTRA INDICAÇÃO FORMAL PARA COLONOSCOPIA,POREM O IDEAL É SE POSSIVEL RESOLVER O QUADRO DE HEMORROIDAS E DEPOIS REALIZAR O EXAME, UMA VEZ QUE O PREPARO DE INTESTINO E O EXAME PODEM TRAZER MAIOR DESCONFORTO NESSAS SITUAÇÕES , AGRAVANDO A DOR.

Assim como em todo tipo de exame médico existem algumas contraindicações para a realização da colonoscopia, como pessoas com diverticulite crônica, obstrução intestinal, cirurgia abdominal recente, dentre outros.

Sim, hoje as hemorróidas podem ser tratadas com um método inovador e eficaz. A ligadura elástica das hemorróidas pode ser feita por endoscopia, o tratamento é completo, cura cerca de 90% dos casos em um único dia.

O exame proctológico consiste no toque retal, anuscopia e retossigmoidoscopia rígida. Eles são realizados para diagnosticar os problemas do retossigmóide e do ânus como hemorróidas, fissuras, fístulas, infecções sexualmente transmissíveis e também o câncer do reto e do canal anal.

“Já paciente com diverticulite apresenta uma condição aguda que precisa de tratamento, às vezes com antibiótico e repouso intestinal. Na vigência de uma diverticulite, não é recomendado fazer colonoscopia pelo risco de ruptura do divertículo”, alerta.

No caso da colonoscopia ser realizada sem anestesia (com o doente acordado), o médico vai iniciar o procedimento com a aplicação de um gel anestésico/lubrificante através de um toque retal.

As hemorroidas internas podem causar dor se surgir uma trombose ou quando o esforço crônico para evacuar causa o prolapso da hemorroida para fora no canal anal. As hemorroidas internas grau III e IV podem estar associadas à incontinência fecal e à presença de um corrimento mucoso, que provoca irritação e comichão anal.

As hemorroidas são vasos dilatados e tortuosos situados na parede da parte inferior do reto e ânus. Os vasos incham devido ao aumento da pressão. Nódulos se formam dentro ou fora do ânus, o que causa dor ou hemorragia.

Fazer um banho de assento de 15 a 20 minutos várias vezes ao dia pode aliviar muito o inchaço e a dor. Algumas ervas medicinais podem ser usadas na água morna como camomila, lavanda e arnica. Deve-se dispensar a água utilizada em cada banho. Deve-se lavar a região anal após as evacuações.

O coloproctologista trata doenças como: hemorroidas, fissuras anais, abcessos perianais, fístulas perianais, lesões pós-cirúrgicas do ânus, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, Incontinência anal, tumores benignos e malignos do intestine grosso, do intestino delgado e do reto, doença ...