Quais alimentos podem causar assaduras no bebê?

Perguntado por: rantunes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Aqui estão alguns alimentos que podem potencialmente aumentar o risco de assaduras em bebês: Alimentos ácidos: Frutas cítricas, como laranjas, tangerinas, abacaxis e tomates, podem irritar a pele sensível do bebê quando as fezes são ácidas.

Recém-nascidos, em geral, têm fezes com pH discretamente mais ácido devido à imaturidade das enzimas dissacaridases, como a lactase, por exemplo.

Alguns alimentos mais ácidos e alergias, como citamos, pioram as assaduras. Porém, ela podem surgir até quando os dentes do bebê estão nascendo. Há também outras causas que podem estar por trás das famigeradas assaduras.

excesso de gases; cólica. vômito. diarréia aguda (com fezes líquidas e ácidas, provocando assaduras).

As causas mais comuns de assaduras de bebês são fraldas, ou roupas de baixo, úmidas em contato com a pele do bebê. O contato com a fralda deixa a pele do bebê mais sensível, enquanto o atrito entre a pele, urina ou fezes deixa a pele mais irritada.

Aqui estão alguns alimentos que podem potencialmente aumentar o risco de assaduras em bebês: Alimentos ácidos: Frutas cítricas, como laranjas, tangerinas, abacaxis e tomates, podem irritar a pele sensível do bebê quando as fezes são ácidas.

Sempre use cremes e pomadas anti-assaduras
Esses produtos são ótimos para diminuir a fricção e é recomendável reaplicar sempre que a fralda for trocada. Dê preferência que contenham óxido de zinco e prefira aqueles que não têm petrolatos (a famosa vaselina).

Como curar assadura em bebê rápido? Utilizar cremes e pomadas que promovam a hidratação local e criam uma barreira de proteção contra o atrito da fralda com a pele é uma medida importante para curar assaduras nos primeiros dias.

deixar a fralda mais folgadinha no corpo, para evitar muito atrito com a pele e permitir uma melhor ventilação; aplicar uma pomada para tratar a assadura no bebê com a pele limpinha, de preferência depois do banho em bebê recém-nascido (as que têm óxido de zinco e nistatina costumam ser indicadas pelos pediatras);

É importante diferenciar a alergia da assadura. As duas podem ser muito similares, com vermelhidão, aspecto ressecado e até mesmo a aparição de brotoejas, mas a alergia é mais perigosa e é caracterizada pela descamação da pele.

Além disso, o amido é indicado para assaduras e não candidíase na região da fralda, que precisa de tratamento médico. O amido pode ser utilizado também para evitar brotoejas.