Como drenar a bartolinite em casa?

Perguntado por: dguedes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os pequenos quistos indolores da glândula de Bartholin poderão ser tratados, em casa, apenas com banhos de assento com água quente ou com a aplicação local de compressas quentes porque promovem a desobstrução e drenagem da glândula.

Banhos de assento (imersão da região genital em água morna): indicada para casos em que o abscesso ainda é pequeno e pouco doloroso. Com duração de 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia, o procedimento pode aliviar os sintomas e ajudar um cisto pequeno e infectado a romper e drenar sozinho.

Tratamento: Os banhos de assento mornos 4 vezes ao dia, por vários dias, geralmente trazem algum alívio. Eles podem ajudar a restringir a infecção e precipitar uma drenagem espontânea.

Tratamento do cisto de Bartholin
Esse procedimento consiste em abrir a cápsula fibrosa que reveste a glândula, esvaziar o conteúdo que está dentro, lavar vigorosamente e destruir a cápsula do cisto com laser, processo chamado de vaporização.

Os banhos de assento (imersão da região genital em água morna) podem ajudar a aliviar os sintomas de dor e desconforto local. Quando feitos algumas vezes por dia, durante três a quatro dias, podem ajudar um cisto pequeno e infectado a romper e drenar sozinho.

Se o abscesso for pequeno e pouco doloroso, a lesão pode ser tratada com banhos de assento frequentes, com duração de 15 minutos, 3 a 4 vezes por dia. Esse procedimento ajuda na drenagem espontânea do pus. Mesmo quando o banho de assento não é suficiente para tratar o abscesso, ele ajuda no alívio dos sintomas.

Qual o tratamento indicado para eliminar cistos sebáceos
Também é possível realizar a remoção do cisto através da aplicação de laser ou drenagem, para casos onde o cisto se rompe sob a pele e a secreção precisa ser retirada. Antibióticos também podem ser administrados em alguns casos.

O procedimento consiste na drenagem da glândula de bartholin, por meio de um cateter que fica na paciente por cerca de 6 semanas, para que o muco possa ser drenado de forma segura e eficiente.

Existe pomada para bartolinite? Segundo a ginecologista Karina Tafner, não existe pomada que trate a bartolinite. O tratamento é feito apenas com medicamentos por via oral e cirurgia para drenar o cisto infectado.

Portanto, os cistos de Bartholin não são perigosos e, com o devido cuidado para evitar infecções, não precisam de tratamento, mas, se causarem incômodo e desconforto à paciente devido ao crescimento do cisto, parecendo um “carocinho na vulva”, podem ser drenados a partir de uma intervenção cirúrgica ou banhos de ...

Os casos leves, medidas conservadoras, como banhos de assento mornos e compressas quentes, podem ajudar a aliviar os sintomas e promover a drenagem do fluido. Em casos mais graves ou recorrentes, pode ser necessária a drenagem do cisto ou o uso de antibióticos para tratar a infecção.

A obstrução das glândulas de Bartholin é causada por infecções provocadas pelo contato da vulva da paciente com bactérias, como a E. coli e a Chlamydia trachomatis.

Muitas vezes o aparecimento do cisto de Bartholin é confundido com a ocorrência de pelos encravados.