Como é feita a cirurgia para retirada da glândula de Bartholin?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 16 votos

A realização da retirada das glândulas de Bartholin é feita através da bartolinectomia, um processo bem simples e bastante seguro, realizada sob anestesia local para que possa ser feita uma pequena incisão local para dar sequência no processo de drenagem, que dura em torno de uma hora mais ou menos.

Em média, as pacientes podem precisar de cerca de 7 a 14 dias de repouso para se recuperar completamente, utilizar roupas fechadas e retornar às atividades cotidianas.

Como fica depois da cirurgia de bartolinite? A recuperação da cirurgia para retirada da glândula de Bartholin é fácil e tranquila. A paciente deve se privar de ter relações sexuais por um período, usar antibióticos por via oral e, sobretudo, cuidar da higiene íntima e da cicatrização da região.

Se o orifício de saída da glândula de Bartholin torna-se obstruído, todo o muco por ela produzido acaba ficando retido ao redor da própria glândula, criando um cisto, que nada mais é do que uma tumoração com conteúdo líquido no seu interior.

O procedimento de exerese de bartholin pode durar cerca de 1 hora. Após a cirurgia, é necessário que a paciente fique de repouse durante 2-3 dias, para que não corra risco de infecções. É necessário que não tenha relações sexuais durante 4 semanas, e que faça o uso de absorvente interno por 4 semanas.

Os cistos da glândula de Bartholin são bolsas repletas de muco, que podem se formar quando as glândulas localizadas perto da abertura da vagina estão bloqueadas. Os cistos da glândula de Bartholin podem ficar infeccionados e formar abscessos dolorosos cheios de pus.

Cirurgia para bartolinite
A bartolinite tem cura, mas quando ocorre de forma recorrente, o prognóstico é realizar uma cirurgia para retirar as glândulas de Bartholin ou aumentar o ducto para evitar que ele obstrua novamente.

O médico irá te informar todos os riscos antes de realizar a cirurgia mas, de forma geral, são os mesmo que podem ocorrer em qualquer outro procedimento, tais como: sangramento, hematomas, infecção local e dor e inchaço na região.

Apesar do nome estranho, o cisto de Bartholin não é maligno e costuma desaparecer espontaneamente. No entanto, também pode ficar maior e causar desconforto e dor, principalmente durante a relação sexual. Em casos mais graves, o cisto pode sofrer contaminação bacteriana, formando um abscesso na glândula.

R$ 4.000,00 à vista*

A principal diferença entre cisto de Bartholin e bartolinite é que o primeiro é um cisto cheio de líquido, enquanto o segundo é uma inflamação causada pela infecção do cisto. Além disso, o cisto de Bartholin geralmente não causa muita dor, mas a bartolinite pode ser muito dolorosa e requer tratamento imediato.