O que é gonorreia feminina?

Perguntado por: vcaetano . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 7 votos

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae que infecta o revestimento da uretra, do colo do útero, do reto ou da garganta ou das membranas que cobrem a parte frontal do olho (conjuntiva e córnea). A gonorreia é geralmente transmitida pelo contato sexual.

A gonorreia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que afeta pessoas de todos os gêneros. Ela é transmitida através do contato sexual por uma bactéria e, por isso, requer tratamento com antibióticos. A depender do local da infecção, pode ter sintomas como dor e ardência.

Perguntas frequentes sobre gonorreia
Embora os sintomas comecem a regredir poucos dias após o início do tratamento, pode levar de 10 a 14 dias para que desapareçam completamente.

O que são? São IST causadas por bactérias (Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, respectivamente). Na maioria das vezes estão associadas, causando a infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos.

Não tratada, a gonorreia pode atingir outros órgãos. No homem, a infecção alcança o testículo e o epidídimo e pode causar infertilidade.

O exame microscópico, cultura ou testes de DNA de uma amostra da secreção vaginal ou peniana ou testes de DNA da urina podem detectar a infecção. Antibióticos podem curar a infecção, mas resistência aos antibióticos usados para tratar a gonorreia está se tornando cada vez mais comum.

O Ministério da Saúde recomenda tratar simultaneamente Gonorreia e clamídia, com Ciprofloxacino, 500 mg, dose única, VO, mais Azitromicina, 1 g, dose única, VO, ou Doxiciclina, 100 mg, de 12/12 horas, por 7 dias.

GENEBRA — Sífilis, gonorreia e clamídia são doenças sexualmente transmissíveis provocadas por bactérias, geralmente tratadas com antibióticos. Porém, por causa do uso errado ou em excesso dessas drogas, os micróbios estão criando resistência aos medicamentos e reduzindo as opções de tratamento.

Como é feito o diagnóstico da gonorreia? A gonorreia é diagnosticada a partir da secreção colhida do pênis, da vagina ou do colo do útero. Com a amostra, é feito um exame PCR para buscar o DNA da bactéria Neisseria gonorrhoeae.

A gonorreia passou pelas civilizações grega e romana, está presente na literatura judaica e da idade média, e chega aos tempos atuais como a segunda IST (infecção sexualmente transmissível) bacteriana mais frequente do mundo, perdendo apenas para a clamídia.

Fora isso, o contágio por gonococo frequentemente vem associado à clamídia, outra IST que é até mais prevalente. “A gente costuma fazer o tratamento para às duas em conjunto”, aponta Kreitchmann. Se tudo der certo, o tempo de cura da gonorreia pode ser em menos de uma semana. Mas você pode voltar a se infectar.

Quais os exames devem ser solicitados para diagnosticar Clamídia e Gonorreia? O diagnóstico laboratorial da cervicite causada por Chlamydiatrachomatis e Neisseria. gonorrhoeae pode ser feito por detecção de clamídia e gonococo mediante biologia molecular.