Porque quiabo é bom para cinomose?

Perguntado por: lfogaca3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Bom, por ser um alimento rico em vitaminas A e C e repleta de folato - um nutriente que ajuda a manter a função cerebral adequada -, o quiabo também ameniza os sintomas neurológicos de cinomose. Estudos também indicam que ela diminui a produção de colesterol, evitando o risco de doenças cardiovasculares.

Segundo uma crença popular que circula na internet, o suco de quiabo pode prevenir ou mesmo curar cinomose e parvovirose. Mas a verdade é que isso é apenas um mito: não existe qualquer comprovação científica de que o alimento realmente funcione como um remédio que combate essas doenças.

Auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue, indicado para cães diabéticos; Manter a saúde dos ossos e músculos; Controlar os níveis de colesterol por conter fibras solúveis, que diminuem a absorção de gorduras no intestino; Ajuda na prevenção da anemia, por conter ácido fólico.

A cinomose tem cura, mas durante todo o período o animal poderá sofrer e ainda ficar com sequelas. Por isso, não existe uma solução melhor do que prevenir a doença com a vacinação adequada. Filhotes são os mais expostos e devem receber pelo menos três doses da vacina V8, V10 ou V12, aplicadas por um médico-veterinário.

Para servir o quiabo para o seu pet, a médica veterinária explica que o legume pode ser oferecido cru ou cozido, mas o ideal é que seja cozido em fogo baixo ou no vapor, cortado e sem temperos. Outra forma para servir o quiabo para cachorro é dando o suco do legume.

o fenol, solvente e amônia eliminam o vírus da cinomose, mas precisam de uma semana de intervalo entre uma aplicação e outra.

Mas a verdade é que não há estudos que comprovem a eficácia do suco de quiabo para cachorro com cinomose como única cura. No entanto, ele pode sim auxiliar no tratamento, pois o quiabo aumenta a saciedade do cachorro, ajudando-o a ganhar peso para se manter forte, além de auxiliar no sistema imunológico canino.

Ribavirina é um antiviral para tratamento da cinomose canina. O DMSO auxilia na penetração de princípios ativos e tem ação anti-inflamatório. A famotidina é um inibidor das secreções gastroduodenais, que protege o estômago. As vitaminas a e e aumentam a imunidade e melhora o quadro da doença.

A alimentação – com ou sem ovos – tem um papel muito importante durante o tratamento da cinomose em cães. Ao receber ração de qualidade, que ofereça todos os nutrientes, o organismo do cachorro poderá combater o vírus com mais força.

Que alimentos são perigosos para os cães?

  • Nozes macadâmia. Muito comum em bolachas e doces, as nozes macadâmia podem provocar vómitos, fraqueza e hipertermia em cães.
  • Cebola e alho. ...
  • Carne crua e ovos crus. ...
  • Chocolate. ...
  • Uvas e uvas passas. ...
  • Alimentos com xilitol. ...
  • Ossos e espinhas. ...
  • Comida para humanos ou restos da mesa.