Porque ovo me dá dor de barriga?

Perguntado por: lsilva6 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Um dos riscos de consumir ovos malpassados ou crus é a contaminação do alimento por bactérias, como a Salmonella sp and E. coli, que causam intoxicação alimentar. Caso isso aconteça, o principal sintoma é dor na barriga depois de comer e diarreia intensa, além de vômito, dores musculares e fadiga6.

Excesso de Gases
Dores, pontadas e desconforto abdominal são sintomas de gases intestinais. Geralmente, o mal-estar aparece com a ingestão de alimentos que estimulam a flatulência, como ovos, feijão, leite e refrigerantes.

A reação acontece quando o sistema imunológico identifica o alimento como um corpo estranho, especialmente por conta da clara. Geralmente, é na parte branca do ovo que estão as proteínas alergênicas. Mas a gema é uma grande fonte de zinco e outros minerais que também podem causar reações.

A seguir, listamos os principais sinais da condição quando uma pessoa alérgica consome ovo:

  1. coceira e vermelhidão na pele;
  2. coriza;
  3. dificuldade para respirar;
  4. tosse seca;
  5. chiado ao respirar;
  6. dor no estômago;
  7. náuseas e vômitos.

Assim como o frango, o ovo é uma proteína que garante a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, o ovo pode ajudar a recuperar as energias sem conter açúcar nem fermento, que dificultam a digestão.

Nesse momento, o enxofre se liga ao hidrogênio e forma o gás com cheiro forte e "podre". Ao consumirmos o ovo, durante nossa digestão, esse gás é liberado no intestino, podendo ser expulso pelo corpo. Por isso, o ovo está associado ao aumento de gases.

Embora indivíduos alérgicos possam ser alérgicos a apenas uma parte do ovo, ou seja, a gema ou a clara, é impossível separar completamente os dois sem contaminação cruzada. Portanto, indivíduos alérgicos ao ovo devem ser cautelosos com todas as partes deste alimento.

Quem tem intolerância à lactose pode comer ovo? Sim. Apesar de serem enquadrados em um mesmo grupo de alimentos por terem origem animal, eles são compostos por substâncias diferentes. O ovo não possui lactose como os laticínios, ingrediente nocivo aos intolerantes, portanto, está liberado na dieta sem lactose.

Pode apresenta-se com sintomas respiratórios (chiado no peito, tosse, falta de ar, “asma do padeiro”, rinite), gastrointestinais (dor abdominal, náuseas, vômito, diarreia), sintomas neurológicos (tontura, desmaio) e alterações na pele ou mucosas (urticária, angioedema, coceira).

De acordo com informações da Fundação Internacional para Distúrbios Gastrointestinais (IFFGD, sigla em inglês), os ovos fazem parte do grupo de alimentos formadores de odor. Entretanto, ao contrário do que se pode imaginar, ele também está incluso na categoria dos alimentos menos propensos a provocar gases.

Inovação do ovo cozido
Estudos mostraram que 70% das crianças com alergia ao ovo, na verdade, toleram alimentos assados que contenham ovo. Um exame de sangue para IgE específica pode ajudar, caso o seu paciente seja um bom candidato para um teste de provocação oral, para determinar a sua tolerância ao ovo cozido.

O padrão ouro para o diagnóstico de alergia alimentar é o teste de provocação oral.

O ovo contém glúten? O ovo faz parte do grupo de alimentos que não contêm glúten, junto das carnes, vegetais e frutas. O glúten é uma proteína encontrada em cereais como cevada, trigo e centeio que, geralmente, são utilizados em farinhas.

Tenho síndrome do cólon irritável é intolerância à lactose. POSSO comer ovo? Não há problema com relação ã ingesta de ovo com relação a nenhum dos problemas que você citou.