Como calcular a área de um cubo?

Perguntado por: ecorte . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Podemos calcular a área de um cubo usando a fórmula A = 6 a ² e podemos calcular seu volume usando a fórmula V = a ³, onde a é o comprimento de um dos lados do cubo.

O cubo é um sólido geométrico tridimensional formado por seis quadrados congruentes. Sua área é igual à soma das áreas desses quadrados.

Podemos calcular a área de um cubo usando a fórmula A = 6a² e podemos calcular seu volume usando a fórmula V = a³, onde a é o comprimento de um dos lados do cubo.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

O volume do cubo é igual ao comprimento da aresta elevado a 3, ou seja, V = a³. Veja também: Volume do cilindro — como calcular?

A área do cubo corresponde a toda a sua superfície, que pode ser dividida em área lateral e área das bases. A área é a medida da superfície de uma figura ou sólido geométrico.

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).

A área do quadrado é igual ao produto entre dois lados. Como os lados de um quadrado têm a mesma medida, a área de um quadrado de lado L é igual a L².

As figuras poligonais que dão forma a área lateral de um cubo são quatro quadrados, logo, não há novas regras e fórmulas. Por isso, a área lateral do cubo será quatro vezes a área de um quadrado.

A área é uma grandeza importante da geometria. Dada uma figura geométrica, a área é a medida de superfície dessa figura. Para calcular a área das figuras planas, utilizamos fórmulas específicas para cada uma delas, quando necessário, dividimos a figura plana em figuras planas conhecidas e somamos as áreas.

A área total é a soma de todas as áreas. É a soma da área privativa mais a área de uso comum. A área útil é considerada o espaço privativo, o interior do imóvel em que você vive(ou vai viver), é feita com o somatório de cada área dos ambientes internos. Garagens e varandas não estão incluídas.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.

A soma de dois cubos, a3 + b3, é igual ao produto do fator (a + b) pelo fator (a2 – ab + b2).

A área total de um cubo cuja diagonal mede 9 cm é igual a: a) 162 cm2.

A medida de volume no sistema internacional de unidades (SI) é o metro cúbico (m3). Sendo que 1 m3 corresponde ao espaço ocupado por um cubo de 1 m de aresta. Neste caso, o volume é encontrado multiplicando-se o comprimento, a largura e a altura do cubo.