Que criou o cubo mágico?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Erno Rubik

O cubo mágico foi inventado pelo escultor e professor de arquitetura húngaro Erno Rubik. Em 1974, ele juntou, com elásticos, oito pequenos blocos de madeira, construindo um cubo.

Ernő Rubik

Rubik é um arquiteto que lecionava cursos na Escola de Artes Aplicadas de Budapeste, onde decidiu mostrar seus alunos os segredos do espaço com um objeto tridimensional. Assim nasceu o protótipo do cubo.

Esse nome foi dado ao quebra-cabeça no momento em que foi criado em 1974 pelo húngaro Ernõ Rubik. Só que nem todos os países chamam o cubo mágico de cubo mágico!

1974

Invenção do húngaro Erno Rubik, o primeiro Cubo foi criado em 1974, após alguns anos de preparação.

Foi inventado em 1974 pelo húngaro Erno Rubik, professor de arquitetura, que o chamou de “Cubo Mágico”. O inventor explicou que queria treinar as habilidades de pensamento espacial de seus alunos pois percebeu que eles tinham pouco conhecimento de geometria na escola.

A lógica usada no cubo mágico é o algoritmo que é uma sequência lógica finita e definida de instruções que deve ser seguida para resolver um problema ou executar uma tarefa.

O Cubo Mágico tradicional possui algumas limitações físicas, ou seja, existem algumas posições que são impossíveis de acontecer apenas com os movimentos normais, porém, se alguma peça for removida do cubo e montada na posição errada, aí sim um caso impossível pode acontecer.

“O cubo mágico é uma das aplicações práticas da Matemática. Ele estimula o raciocínio lógico e ajuda no processo da criatividade com o planejamento de estratégias para conseguir alinhar as cores rapidamente”, explica o professor Lopes.

Você sabia que um Cubo Mágico possui 3 tipos diferentes de peças e que cada uma ocupa uma posição específica? É realmente muito importante que você saiba identificar quais são as peças antes de começar a estudar os métodos de solução do cubo.

1974

Aqui no Brasil, conhecemos o brinquedo por esse nome, que foi o que ele ganhou ao ser criado pelo húngaro Erno Rubik em 1974.

Assim como o computador, o cubo possui algoritmos, são sequências de instruções que ao serem seguidas, permitem que ele seja resolvido. Isso significa que se você souber o passo a passo dos movimentos a serem realizados, ou seja, se você dominar a técnica por trás, você consegue resolver qualquer cubo mágico sem errar.

A invenção do cubo mágico se deu no ano de 1974 e se relaciona diretamente com a matemática, a intenção do criador, o jovem professor húngaro Erno Rubik, era criar uma peça que fosse perfeita, no que se refere à geometria, para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos do curso de arquitetura.

O Cubo Rubiks Edição Desafio Impossível possuis faces lenticulares que mudam de cor. Ele possui 2 soluções diferentes dependendo do ângulo em que for visto. É uma novidade no clássico quebra-cabeça que testa as habilidades dos jogadores.