Por que colocar vinagre na água do ovo?

Perguntado por: rramires5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Na presença do vinagre, a casca do ovo fica mais elástica e maleável, evitando que ela se quebre ou rache facilmente durante o cozimento. Além disso, o vinagre atua na coagulação do ovo, fazendo com que a clara não extravase muito após a casca rachar..

- Quando se coloca o ovo em contato com o vinagre, observa-se a evolução de gás carbônico; - Haverá o consumo da casca do ovo na reação com o ácido, o ovo fica envolvido apenas por uma membrana; - A flutuação do ovo com casca é um fenômeno físico associado à formação de uma camada de bolhas na superfície.

Deve-se acrescentar ácido (limão, vinagre) na água de cocção de ovos pochê, pois retarda a coagulação das proteínas. Acrescentar sal ao fritar um ovo reduz a velocidade da coagulação das proteínas.

Colocá-los em água quente vai fazer a casca rachar e vazar a clara. Outra dica é colocar uma pitada de sal na água para selar a casca e evitar vazamentos na hora de cozinhar.

Uma forma de fazer isso de modo prático e eficiente é descascar o ovo utilizando um copo d'água. Após cozinhar o ovo, coloque-o em um copo com água fria, tampe com a mão e sacuda bem por alguns segundos. A ideia é que a casca solte facilmente e por inteira durante o processo.

Quando o vinagre, colocado para cozinhar o ovo, começa a ferver, um de seus elementos — o ácido acético — entra em reação com um sal contido na casca do alimento. O resultado é: o que era para ser uma casca rígida e quebradiça se torna mais macia e fina.

Com a dissolução da casca, o ovo fica envolvido por uma membrana semipermeável que permite a passagem de água do meio menos concentrado (hipotônico) para o mais concentrado (hipertônico), fenômeno conhecido como osmose.

O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo. Logo, o ovo flutua em água muito salgada.

Adicionar bicarbonato de sódio na água do cozimento dá uma ajuda e tanto na hora de descascar ovo cozido. Ao cozinhar ovos, muitas pessoas reclamam da dificuldade de descascá-los e boa parte da clara vai junto na tentativa.

Uma boa opção para cheiros particularmente fortes é deixar ferver vinagre branco em uma pequena panela por 30 a 45 minutos. Quando o vinagre evaporar, vai ajudar a dissipar cheiros fortes e concentrados.

O ingrediente ácido, geralmente o vinagre ou o suco de limão, acelera o cozimento das proteínas e deixa o sabor do alimento mais intenso.

Ferva a água em uma chama média.
Ferva os ovos devagar para eles não racharem com a mudança de temperatura. Você pode tampar a panela para acelerar o processo, mas deixe-a destampada se preferir ficar de olho. Não deixe os ovos afundarem por completo, ou eles não vão ficar no ponto certo e podem até se quebrar.

Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C. O mais importante é que a gema fique dura.

Isso ocorre graças a um fenômeno denominado osmose, no qual as moléculas de água do vinagre passam pelos poros da membrana semipermeável ao redor do ovo. Desse modo, a água sai do meio menos concentrado (vinagre) para o mais concentrado (interior do ovo), inchando-o.